v. 5 n. 9 (2024): Sala de aula: espaço de ensino e de pesquisa

					Visualizar v. 5 n. 9 (2024): Sala de aula: espaço de ensino e de pesquisa

A sala de aula é um espaço emblemático para professores e pesquisadores. Nela, ocorrem variadas ações e ideias que, não raro, se tornam objetos de pesquisas e servem de base para constructos teóricos. É também nela que, em última instância, metodologias e estratégias de ensino são testadas e aprimoradas. O tema deste número, a sala de aula, foi proposto por Natália de Lima Nobre, que nos deixou tão precocemente. Apaixonada pelo ensino, esse espaço escolar sempre foi foco de sua atenção. Este número é uma singela homenagem que fazemos à memória desta querida amiga.

 A sala de aula frequentemente é um indicador de como e quando os conteúdos deverão ser abordados. Neste número, os textos permitem vislumbrá-la como um mosaico: um espaço multifacetado, que reflete a complexidade dos seus atores e do processo ensino-aprendizagem. Durante a leitura deste número, encontraremos pesquisas e práticas relativas a aulas de língua materna e estrangeira em diferentes contextos escolares:    ensino médio regular, ensino técnico, educação de jovens e adultos e ensino superior, que mostram uma parcela pequena da diversidade de temáticas oriundas do interesse em aprofundar conhecimentos sobre o ensino de línguas.

Publicado: 2024-06-17

Edição completa