POLIFONIA, IMPLÍCITO E VALORES ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A produção de texto tem sido um dos grandes gargalos na vida acadêmica dos discentes em geral, especialmente diante de um cenário de pouco incentivo à leitura. Nesse contexto, sobretudo, essa problemática é bastante evidente no Ensino Médio, período em que muitos alunos começam a pensar mais seriamente no acesso a um curso superior, seja via vestibulares, seja via ENEM. Diante disso, uma das barreiras a serem vencidas é a prova de redação, uma vez que ela faz parte dos processos classificatórios para que o aluno ingresse no ensino superior. Portanto, o presente artigo tem como justificativa a importância de preparar os discentes em relação aos pressupostos envolvidos na tipologia textual dissertativa-argumentativa além do gênero textual redação de vestibular (dissertação escolar). Entende-se a argumentação como um ato de relacionar ideias destinado à defesa de um ponto de vista com que se pretende convencer um interlocutor. Com uma argumentação, busca-se persuadir alguém a respeito de uma ideia. Argumentar consiste em utilizar justificativas convincentes acerca de uma tese. Em textos argumentativos, existe um raciocínio em que hipóteses são apresentadas e justificadas com base em argumentos e entre esses ocorrem relações lógicas. Com este trabalho, conclui-se a importância de se trabalhar a diversidade de recursos argumentativos na produção e na leitura de textos no ensino básico, para que, enfim, os alunos entendam que a argumentação está na base de todo discurso produzido na interação social. Como recursos argumentativos são apresentados, neste artigo, a polifonia, o implícito e os valores argumentativos.
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