Edições anteriores
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Sala de aula: espaço de ensino e de pesquisa
v. 5 n. 9 (2024)A sala de aula é um espaço emblemático para professores e pesquisadores. Nela, ocorrem variadas ações e ideias que, não raro, se tornam objetos de pesquisas e servem de base para constructos teóricos. É também nela que, em última instância, metodologias e estratégias de ensino são testadas e aprimoradas. O tema deste número, a sala de aula, foi proposto por Natália de Lima Nobre, que nos deixou tão precocemente. Apaixonada pelo ensino, esse espaço escolar sempre foi foco de sua atenção. Este número é uma singela homenagem que fazemos à memória desta querida amiga.
A sala de aula frequentemente é um indicador de como e quando os conteúdos deverão ser abordados. Neste número, os textos permitem vislumbrá-la como um mosaico: um espaço multifacetado, que reflete a complexidade dos seus atores e do processo ensino-aprendizagem. Durante a leitura deste número, encontraremos pesquisas e práticas relativas a aulas de língua materna e estrangeira em diferentes contextos escolares: ensino médio regular, ensino técnico, educação de jovens e adultos e ensino superior, que mostram uma parcela pequena da diversidade de temáticas oriundas do interesse em aprofundar conhecimentos sobre o ensino de línguas.
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Ensino de linguagens e as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin: abordagens teórico-metodológicas para a/na sala de aula da educação básica brasileira
v. 4 n. 8 (2023)Este número é dedicado às contribuições da pesquisa do filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) ao campo do ensino. Seus escritos abarcam uma ampla gama de áreas, como a filosofia, a crítica literária, a linguística e a psicologia. Entre os conceitos desenvolvidos por Bakhtin mais caros aos estudos linguísticos e literários encontram-se o dialogismo, a teoria dos gêneros do discurso, o cronotopo e a polifonia dos textos literários. Bakhtin liderou um grupo de estudiosos russos, que ficou conhecido como o "Círculo de Bakhtin".
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Ensino de gramática: desafios e perspectivas
v. 4 n. 7 (2023)Organizadores: Aline Menezes; Cristiane Barbalho; Dennis Castanheira
A partir da publicação dos PCN na década de 90 e, em 2018, da BNCC, que normatiza o ensino de Língua Portuguesa na educação básica, o quê e como ensinar em sala de aula têm sido importantes tópicos discutidos tanto entre professores como pesquisadores. No lugar da análise de palavras e frases soltas e descontextualizadas, o texto passou a ser o objeto de ensino de Língua Portuguesa. Os gêneros textuais, que circulam socialmente, suas intencionalidades comunicativas, a forma de organização, a seleção de estruturas linguísticas e estilo ganharam, ou pelo menos deveriam, espaço na sala de aula. Essa mudança de abordagem trouxe uma grande dúvida entre os docentes que é o de como associar o ensino de textos (leitura e produção), então, atrelado a aspectos gramaticais de forma produtiva, dentro dos contextos comunicacionais concretizados em gêneros. Por isso, este número reúne textos acadêmicos que visam a discutir o ensino de gramática, os seus desafios e as suas perspectivas a fim de compartilhar experiências que possibilitem novas práticas, e reflexões teóricas que contribuam com a construção de um ensino de língua produtivo na educação básica, buscando construir um pensamento reflexivo e crítico dos alunos.
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Textos de apresentações do II CEL
v. 3 n. 6 (2022)Este número reúne os textos completos de alguns trabalhos apresentados no II Congresso de Ensino de Linguagens (CEL), realizado de 25 a 28 de abril de 2022 de modo on-line. Promovido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, o II CEL manteve como objetivo fundamental fomentar a reflexão sobre o ensino de línguas e de literaturas a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
O n. 6 foi organizado por Dennis Castanheira, Leila Maria Taveira Monteiro, Luana Maria Siqueira Machado e Marcus Vinicius Brotto de Almeida
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Multiletramento e múltiplas linguagens no cenário brasileiro
v. 3 n. 5 (2022)Entre as profundas mudanças decorrentes da crescente presença e relevância da tecnologia na sociedade, destacam-se inegáveis transformações no cenário pedagógico e acadêmico. Alunos e professores deparam-se com uma nova realidade marcada por uma linguagem multifacetada, pelo crescente uso de novas tecnologias mediando as interações, por textos que cada vez mais mesclam diferentes semioses e pela demanda do uso de ferramentas digitais, exigência essa acentuada de forma brusca e involuntária pelo contexto pandêmico com que fomos surpreendidos.
Essas mudanças e exigências têm levado professores e pesquisadores a buscar novas abordagens e caminhos, que não apenas apontem a melhor forma de lidar com transformações que se mostram inexoráveis, mas que se revelem apropriadas ao novo perfil de discentes que chegam à sala de aula com renovadas necessidades e imensas expectativas. Para atender às necessidades da sala de aula contemporânea, faz-se necessário, portanto, incorporar ao ambiente pedagógico o conceito de “competência comunicativa multimodal” como em Royce (2002) . A noção designa a habilidade de compreender textos cujo significado deriva da conjunção das linguagens visual e verbal, assim como a aptidão de nos comunicarmos através desses textos multimodais.
Os textos que fazem parte do 5º número do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias refletem essa busca de renovação por parte de profissionais que se debruçam sobre o riquíssimo e desafiador cenário constituído por um caldeirão formado por novas tecnologias que não cessam de nos surpreender, gigantescas limitações estruturais inerentes à conjuntura nacional e alunos que se preparam para um mundo no qual o conceito de linguagem não guarda fronteiras. -
Textos produzidos no I Congresso de Ensino de Linguagens
v. 2 n. 4 (2021)Este número 4 do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias traz textos de alguns dos trabalhos apresentados no I Congresso de Ensino de Linguagens (CEL), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), pelo Grupo de Pesquisa Educação Linguística na Rede Técnica e Tecnológica (ELIRTE) e por este periódico e realizado de 12 a 15 de abril de 2021 de modo on-line e gratuito. A comissão organizadora foi composta por Dr. Flavio Pereira Senra, Dr.a Gabriela Rocha Rodrigues, Dr.a Giselle da Motta Gil, Dr.a Leila Maria Taveira Monteiro, Dr.a Luana Maria Siqueira Machado, Dr. Marcelo Pacheco Soares, Dr. Marcus Vinicius Brotto de Almeida, Dr.a Margareth Andrade Morais, M.a Monique Lopes Inocencio e M.e Sérgio Guerra Gomes.
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Temática Livre
v. 2 n. 3 (2021)Ainda sob o impacto da gerência catastrófica da pandemia de COVID-19, que tem causado perdas de vidas humanas e prejuízos financeiros, o Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias lança o terceiro número. A publicação deste número enfrentou alguns percalços, uma vez que a vida de inúmeros pesquisadores também tem sido afetada pela pandemia. Ainda assim, temos a satisfação de trazer a público onze artigos e um relato de experiência em docência. Os textos trazem reflexões e experiências muito ricas sobre a formação de leitores de literatura, o autogerenciamento dos docentes em suas práticas cotidianas, o posicionamento crítico frente às concepções de cultura presentes em materiais didáticos e redes sociais, os recursos persuasivos adotados pela publicidade e a fundamentação conceitual adotada por livros didáticos de língua materna.
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Temática livre
v. 1 n. 2 (2020)Com esta publicação, o Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias chega ao seu segundo número, fechando o volume I. Priorizamos, na estreia deste caderno, divulgar e valorizar a produção científica na área de linguagens, tendo em vista o papel indispensável da linguagem no desenvolvimento de qualquer sociedade. Este número conta com uma entrevista, sete artigos científicos, dois ensaios acadêmicos, um resumo expandido e um relato de experiência. A novidade trazida por este número é a publicação da primeira entrevista conduzida pelo CELTE. No dia 16 de setembro de 2020, de modo remoto, em razão do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, Fernanda Paixão de Souza Gouveia e Marcus Vinicius Brotto de Almeida entrevistaram o Professor Gaudêncio Frigotto, que falou da ampla pesquisa sobre os IFs, que deu origem ao livro “Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”, publicado em 2018 pelo Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
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Temática livre
v. 1 n. 1 (2020)Este é o número de estreia do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), publicação de acesso livre, vinculada aos cursos de pós-graduação da área de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A criação deste periódico vem ao encontro do compromisso do IFRJ de promover a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Este primeiro número teve, como organizadores, Marcus Vinicius Brotto de Almeida, Margareth Andrade Morais e Rodrigo Carvalho da Silveira. Este número, de temática livre, reúne um total de onze textos, sendo seis artigos científicos, três ensaios acadêmicos, um relato de experiência em docência e uma resenha.