A contribuição do material Rioeduca para o desenvolvimento dos letramentos na educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Letramentos. Gêneros Textuais. Material Rioeduca.

Resumo

Esta pesquisa teve, como objetivo principal, analisar o material Rioeduca – elaborado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro –, para a disciplina Língua Portuguesa, nos blocos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II, usado em 2023. Procurou-se responder à seguinte questão: Esse material ajuda a promover os letramentos dos alunos dessa modalidade?  A pesquisa qualitativa e documental está embasada, principalmente, em trabalhos sobre a educação de jovens e adultos (Brasil, 1971, 1996, 2000, 2010, 2021; Freire, 1973; 2003 entre outros), gêneros discursivos/textuais (Brasil, 1998; Bakhtin, 2000; Marcuschi, 2002), alfabetização e letramento(s) (Freire, 1989; Kleiman, 1995;  Soares, 2004, 2009, 2018, 2022; Rojo, 2009; Rojo e Moura, 2012; Street,1984; Teixeira, 2022; Tfouni, 1995 entre outros), materiais didáticos e ensino de língua portuguesa (Bandeira, 2009; Merli, 2018; Morais, 2020; Rangel, 2020 entre outros ).  Concluiu-se que o número reduzido de atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita compromete o desenvolvimento dos letramentos dos estudantes da EJA, mas que esse problema pode ser minimizado pela atuação do professor.

Biografia do Autor

Claudia de Souza Teixeira, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Bacharel e licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ, especialista em Linguística Aplicada ao Português (Faculdades Integradas SIMONSEN), mestra e doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. É professora titular aposentada de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde atuava, desde 2005, em cursos de ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação. Atualmente é professora colaboradora dos cursos de especialização em EJA; em Estudos Linguísticos e Literários e em Práticas de Letramento. Orienta e realiza pesquisas sobre ensino de língua portuguesa e de literatura, alfabetização, (multi)letramentos e estudos linguísticos. É autora de trabalhos publicados pelas editoras Pontes, Contexto, Labrador e Dialogarts.

Marcilane Fernandes, IFRJ

Graduada em Letras - Portugues/Espanhol pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Espanhola e Produção Textual. Possui Pós- Graduação Latu Sensu em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022) e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos pelo IFRJ. Tem interesse em pesquisas na área de Linguística,  ensino da Línhua Espanhola e de Língua Portuguesa.

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Publicado

2024-06-17