Um recurso educacional digital sobre colocações:
auxílio ao professor de francês para fins acadêmicos
Resumo
Este artigo apresenta um recurso educacional digital que visa contribuir para o letramento acadêmico em francês língua estrangeira, com foco específico nas colocações típicas de gêneros acadêmicos. Para isso, primeiramente, o artigo explora os gêneros do discurso e suas relações com o ensino de línguas para fins acadêmicos, além da noção de colocações vista de uma perspectiva pedagógica; em seguida, são detalhadas as etapas metodológicas seguidas com o software AntConc para a identificação de colocações que integram as atividades do recurso. Em um segundo momento, discutimos a sala de aula invertida como uma possibilidade de metodologia para aplicar o recurso educacional digital desenvolvido. Por fim, são apresentadas as atividades elaboradas, destinadas a familiarizar os alunos com a linguagem científica e incentivar uma abordagem investigativa. Tais atividades passam pela leitura centrada na forma de dizer, pela comparação interlinguística, bem como por breves expedientes da linguística de corpus. Destaca-se, ainda, a contribuição do recurso para aprendizes e professores, sobretudo atuando como suporte em metodologias ativas, além da possibilidade de replicação e aplicação desse modelo em outras línguas e áreas do conhecimento.
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Copyright (c) 2024 Julia Martins Pinheiro
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