Sobre a Revista
O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.
Em nossos materiais de divulgação, utlizamos os recusos dos sites Canva e Freepik.
Edição Atual
A sala de aula é um espaço emblemático para professores e pesquisadores. Nela, ocorrem variadas ações e ideias que, não raro, se tornam objetos de pesquisas e servem de base para constructos teóricos. É também nela que, em última instância, metodologias e estratégias de ensino são testadas e aprimoradas. O tema deste número, a sala de aula, foi proposto por Natália de Lima Nobre, que nos deixou tão precocemente. Apaixonada pelo ensino, esse espaço escolar sempre foi foco de sua atenção. Este número é uma singela homenagem que fazemos à memória desta querida amiga.
A sala de aula frequentemente é um indicador de como e quando os conteúdos deverão ser abordados. Neste número, os textos permitem vislumbrá-la como um mosaico: um espaço multifacetado, que reflete a complexidade dos seus atores e do processo ensino-aprendizagem. Durante a leitura deste número, encontraremos pesquisas e práticas relativas a aulas de língua materna e estrangeira em diferentes contextos escolares: ensino médio regular, ensino técnico, educação de jovens e adultos e ensino superior, que mostram uma parcela pequena da diversidade de temáticas oriundas do interesse em aprofundar conhecimentos sobre o ensino de línguas.