HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO SUBSÍDIO PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA.

Autores

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí

Resumo

O uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Ciências vêm sendo discutido em vários congressos e revistas especializadas da área. Um dos principais resultados que emergem destas discussões é que a sua inserção pode desencadear em várias melhorias para o ensino de Ciências. Entretanto, mesmo com o aparente consenso do seu uso no ensino, ainda são bastante discutidas e pesquisadas formas pelas quais elas podem ser trabalhadas em sala de aula.  Este trabalho descreve uma pesquisa que objetivou utilizar elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino de Física. Para tal, selecionamos alguns episódios da História da Óptica, onde o primeiro relatou as controvérsias sobre a natureza da luz e, o segundo, a explicação do processo de visão. Isso possibilitou a discussão tanto de alguns conceitos da óptica geométrica, por exemplo, reflexão, refração, difração e interferência, como aspectos da natureza da ciência retirados dos episódios estudados, a saber: ciência é parte de tradições sociais e culturais, pessoas de todas as culturas podem contribuir para a ciência, a ciência é formada por interpretações ambíguas, entre outras. A estratégia didática foi aplicada a duas turmas de uma escola pública do turno noturno. Os dados iniciais apontam que tal empreitada não é tarefa trivial. Eles indicam desde dificuldades de aplicabilidade, passando até mesmo pela aceitação de novas metodologias no âmbito escolar. Mas, por outro lado, eles mostram, também, um melhor entendimento tanto sobre alguns aspectos da óptica geométrica quanto de aspectos relacionados à natureza da ciência. Dessa forma, entendemos que a inserção da História e da Filosofia da Ciência possa facilitar tanto no que diz respeito a melhorias do entendimento de conceitos científicos, como também inserir estudos sobre a natureza do conhecimento científico, tornando assim a ciência um produto social e cultural da humanidade.

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (modalidade Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Piauí. Pesquisa sobre o uso de estratégias didáticas baseadas na História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Silva, B. V. da C. (2011). HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO SUBSÍDIO PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(2). Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/78

Edição

Seção

Relato de Experiência