NATUREZA DA CIÊNCIA, CONTEÚDOS METACIENTÍFICOS E A SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1295

Resumo

Questões relacionadas aos estudos da Natureza da Ciência e suas implicações ao ensino de Física são recorrentes na literatura especializada, com destaque às associadas ao “o quê”, “por que” e “como ensinar” conteúdos metacientíficos na sala de aula. Nesse ensaio, buscamos problematizar e resgatar algumas das principais discussões encontradas na literatura, desde a suposta definição para a questão do que seria a “Natureza da Ciência”, até implicações de algumas propostas embasadas, principalmente episódios históricos da Física. Por fim, chamamos a atenção para o fato de mais estudos que pretendam investigar o desenvolvimento do pensamento do professor durante o processo de construção, aplicação e avaliação de estratégias didáticas com finalidades de ensino de conteúdos metacientíficos nas aulas dessa disciplina.

Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor (2018) e Mestre (2010) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Física (2005) pela mesma instituição. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, na graduação, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Na pós-graduação, é professor e orientador no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Atualmente, é docente orientador da área de Ciências da Natureza no programa Residência Pedagógica da UFPI. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). Pesquisa sobre os seguintes temas: Ensino de Ciências/Física e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Tem atuado com o suporte da teoria da Aprendizagem Significativa para formulação de UEPS, sequências de ensino, unidades didáticas e estratégias de ensino principalmente com temáticas relacionadas aos campos da História, Filosofia e Natureza da Ciência na sala de aula (Educação Básica e Ensino Superior)

Referências

ABD‐EL‐KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. The influence of history of science courses on students' views of nature of science. Journalofresearch in scienceteaching, v. 37, n. 10, p. 1057-1095, 2000.

ACEVEDO, J. A. D. Enfoques explícitos versus implícitos em laenseñanza de la natureza de la ciência. Revista Eureka sobre Euseñanza y Divulgación de lasCiencias., vol. 6, n.3, p.355-386, 2009.

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, Á.; MARTÍN, M.; OLIVA, J. M.; ACEVEDO, P., PAIXÃO, F.; MANASSERO, M. A. Natureleza de laciencia y educación científica para laparticipaciónciudadana. Una revisión crítica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de lasCiencias.v. 2, n. 2, p 121-140, 2005.

ADÚRIZ-BRAVO, A. Uma introducción a la natureza de laciencia: La epistemologia enlaenseñanza de las ciências naturales. 1ªed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 104p, 2005.

BAGDONAS, A; SILVA, C. C. Controvérsias sobre a natureza da ciência na educação científica. In: SILVA, C. C. (Org); PRESTES, M. E. B. (Org). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, p. 213-224, 2013.

BALDOW, R.; FILHO, J. B. B. A Peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica: o caso Galileu. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v.11, n.3, p.86-117, 2016.

BRAGA, M. A. B.; MEDINA, M. N. O teatro como ferramenta de aprendizagem da física e de problematização da natureza da ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 2, p. 313-333, 2010.

CLOUGH, M. P.Teaching the nature of science to secondary and post-secondary students: Questions rather than tenets. In: The PantanetoForum. 2007. p. 31-40.

______. Teaching and assessing the nature of science: How to effectively incorporate the nature of science in your classroom. The Science Teacher, v. 78, n. 6, p. 56, 2011.

FONSECA, D. S.; DRUMMOND, J. M. H. F.; OLIVEIRA, W. C.; BATISTA, G. L. F.; FREITAS, D. B. Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 64-108, 2017.

FORATO, T. C. M. A Natureza da Ciência como saber escolar: um estudo caso a partir da história da luz. 2009. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GIL, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA. J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Um Julgamento no Ensino médio - Uma estratégia para Trabalhar a Ciência sob Enfoque Histórico-filosófico. Física na Escola, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 8-11, 2002.

HARRES, B. S. Concepções de professores sobre a natureza da ciência. 1999. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

HIND, A.; LEACH, J.; RYDER, J. Teaching about the nature of scientific knowledge and investigation on AS/A level science courses.Leeds: Centre for Studies in Science andMathematicsEducation, 2001.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

IRZIK, G; NOLA, R.A family resemblance approach to the Nature of Science for Science Education.Science Education, v.20, n.7, p.591-607, 2011.

LEDERMAN, N. G. Student’s and teacher’s conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v.29, n.4, p. 331-359, 1992.

______.Nature of Science: past, present and future. In: Abell, S.K (Org); Lederman, N.G (Org). Handbook of research of Science Education.Mahwal: Lawrence Erlball Associates, p.881-880, 2007.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MARTINS, A. F. P; RYDER, J. Há realmente um consenso acerca da Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Anais... In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Maresias, p.1-9, 2014.

McCOMAS, W. F. The principal elements of the nature of science: Dispelling the myths. In: The nature of science in science education: rationales and strategies. Springer Netherlands, 2002. p. 53-70.

______. Uma proposta de classificação para os tipos de aplicação da História da Ciência na formação científica: implicações para a pesquisa e desenvolvimento. In: SILVA, C. C. (Org); PRESTES, M. E. B. (Org). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, p. 425-448, 2013.

McCOMAS, W. F.; CLOUGH, M. P.; ALMAZROA, H.The role and character of the nature of science in science education. In: The nature of science in science education: rationales and strategies. Springer Netherlands, 2002. p. 3-39.

McCOMAS, W. F.; OLSON, J. K. The nature of science in international science education standards documents. In: The nature of science in science education: rationales and strategies. Springer Netherlands, 2002. p. 41-52.

MONTEIRO, M. M. Inércia e Natureza da Ciência no Ensino de Física: uma sequência didática centrada no desenvolvimento histórico do conceito de inércia. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino. 2008. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

______. Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

______. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

PEREIRA, G. J. S. A.; MARTINS, A. F. P. A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 229-258, 2011.

PENA, F. L. A.; TEIXEIRA, E. S. Visões sobre a Natureza da Ciência que orientam as pesquisas empíricas sobre o uso da História e Filosofia da Ciência em Disciplinas da Graduação em Física. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Maresias, São Paulo, Anais..., p.1-8, 2014.

RODRÍGUEZ, R. Y. A.; ADURIZ-BRAVO, A. Natureza de laCiencia: acuerdos teóricos em la comunidade iberoamericana de Didáctica de las Ciências. In: SILVA, C. C. (Org); PRESTES, M. E. B. (Org). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, p. 213-224, 2013.

SANTOS, M. L.; SILVA, B. V. C.; CARVALHO, H. R.; NASCIMENTO, L. A. A Natureza da Ciência no Ensino Fundamental: Por que não? Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v.1, p.1-31, 2017.

SILVA, B. V. C. Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

______. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias, v. 1, p. 39-50, 2014.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. Júri simulado: um uso da história e filosofia da ciência no ensino da óptica. A Física na Escola, v. 10, n. 1, p. 17-20, 2009.

______; ______. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 389-413, 2018.

A. P. B.; FORATO, T. C. M.; GOMES, J. L. A. M. C. Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 492-537, 2013.

______. A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 71-91, 2010.

SILVEIRA, A. F.; ATAIDE, A. R. P.; SILVA, A. P. B.; FREIRE, M. L. F. Natureza da ciência numa sequência didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 57-66, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão