TRILHAR O CAMINHO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DESDE A FORMAÇÃO AO INÍCIO DA DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2587Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Constituição docente, Desenvolvimento Profissional da Docência, Professor inicianteResumo
O presente trabalho possui como objetivo compreender o iniciar da docência em Ciências da Natureza, considerando os desafios, as potencialidades e a profissionalização docente. Para se constituir como profissional, é necessário trilhar caminhos que são encontrados desde a formação inicial e permeiam a subjetividade, pois o processo formativo está entrelaçado com o percurso de vida. Tomam-se como pressupostos teóricos a discussão sobre carreira, formação inicial e continuada, Ensino de Ciências e Desenvolvimento Profissional da Docência (DPD). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Os dados empíricos foram coletados no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sem recorte temporal. A análise do material deu-se por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado, foram encontradas duas categorias: I) desafios profissionais, os quais tratam dos desafios pessoais, estruturais e sociais da profissão docente, e II) profissionalização docente, que versa acerca das questões da formação inicial, a inserção na profissão, entre outros. Em suma, destacamos a importância da formação inicial para os docentes, a participação em grupos de trabalho, o compartilhamento de experiências entre os pares, o amparo e o apoio no momento de inserção profissional.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.
BRACCINI, Marja Leão. A iniciação científica e o exercício da docência na Educação Básica: ressignificações da experiência de professores iniciantes. 2012. 111 f. Dissertação (
Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BRITO, Assicleide da Silva. Ser professor(a): as narrativas (auto)biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química. 2019. 144 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília.
COUTINHO, Cadidja.; MIRANDA, Ana. Carolina. Formação inicial de professores de Ciências da Natureza: relatos de uma prática docente diferenciada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 221-231, 19 set. 2019.
DINIZ, Thaís Mota. Os percalços e necessidades no caminho do professor iniciante. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
FIORENTINI, Dario. CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, abr./jun., 2016. p. 505-524. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v21n65/1413-2478-rbedu-21-650505.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O que tem a nos ensinar o processo de germinação do Feijão?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 240-254, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11204. Acesso em: 25 jun. 2023.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2º ed. Portugal: Porto, 1995, 8 cap., p. 31-62.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LAGOEIRO, Aline de Cássia Damasceno. Trilhando os caminhos do início da docência: concepções sobre o percurso formativo no processo de tornar-se professor. 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018. 112 p.
MARCELO, Carlos Garcia. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Disponível em: https://unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
MARCELO, Carlos Garcia. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
MARTINS, André Ferreira Pinto. Ensino de Ciências: desafios à formação de professores. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8342/5998. Acesso em: 25 jun. 2023.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 01-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 maio 2023.
NÓVOA, António; HUBERMAN, Michael; GOODSON, Ivor F; HOLLY, Mary Louise; MOITA, Maria da Conceição; GONÇALVES, José Alberto M; FONTOURA, Maria Madalena; PERETZ-bem, Miriam. Vidas de Professores. Portugal: Porto, 1992.
NÓVOA, António (org). Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António (org). Profissão Professor. Portugal: Porto, 1999.
OLIVEIRA, Sônia Maria Maia. Memórias de professores de ciências e biologia no início de carreira docente: conflitos e tensões. 2004. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática–) - Universidade Federal do Pará.
PANDOLPHO, Maria Heloisa da Silva. O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos. 2006. 158 f. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
ROSA, Kauan Ferreira; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. As contribuições formativas do projeto residência pedagógica na formação continuada de professores preceptores de ciências. Revista Dynamis, [s.l.], v. 29, n. 1, p. 21-34, abr. 2023. issn 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10738>. Acesso em: 06 jul. 2023.
RIBAS, Gabriela Gotlieb. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.
SCACABAROSSI, Francisca Edjane Marcelino Magalhães. Reflexões, perspectivas e práticas no ensino de ciências e matemática nos anos iniciais: Estudo de caso de uma professora em início da docência. 2019. 152 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
SANTOS, Eliane Gonçalves dos. A educação em saúde nos processos formativos de professores de Ciências da Natureza mediada por filmes. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/6064. Acesso em: 18 maio 2023.
SANTOS, Eliane Gonçalves dos; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 517-539, 18 dez. 2020.
SESSA, Patricia da Silva. Por um ensino aprendente: a formação de professores das Ciências no século XXI. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/958/1/Patricia%20Sessa.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
SCHORN, Solange Castro; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Cinema: Instrumento Pedagógico na Educação Emocional. In: Reunião Científica da Regional da XI ANPED SUL, 2016, Curitiba. EDUCAÇÃO, MOVIEMNTOS SOCIAIS E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, 2016. v. 1. p. 01-13.
SILVA, Wanieverlyn de Lima. Desafios de professores de ciências e biologia em início de carreira. 2017. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
SILVA, Mardem Michael Ferreira da. Destino Profissional De Licenciados: Quem São E Onde Estão Os Egressos Do Curso Noturno De Licenciatura Em Ciências Biológicas Da UFMG? 2020. 232 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SOUZA, Jobeane França de. Identidade Profissional Do Docente De Licenciatura Em Ciências Biológicas Da UFS: Desvelando Os Significados De Ser Professor. 2012. 163 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.
TONELLO, Leonardo Priamo; CZEKALSKI, Riceli Gomes.; MACHADO, Renata Caroline Dias; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O papel da reflexão na formação inicial de professores de ciências. Bio-grafía, [S. l.], p. 906–915, 2019. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/10989. Acesso em: 17 jul. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
TEIXEIRA, Kelison Ricardo. O processo formativo de professores de ciências da natureza à luz da psicologia positiva: Experiências e ressignificações a partir de uma pesquisa-ação. 2022. 177f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
TONELLO, Leonardo Priamo; BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Enfoques da prática pedagógica do PIBID na formação de licenciandos em Ciências Biológicas - investigando o ENPEC. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências? XIII ENPEC ENPEC EM REDES, 2021, On-line. o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, com o tema: A Centralidade da pesquisa em educação em ciências em tempos de movimentos de não ciência: interação, comunicação e legitimação, 2021. v. XVIII. p. 1-10.
WILL, Daniela Erani Monteiro. Aprendendo a ser professor: Relações Entre Contexto De Trabalho E Formação Inicial. 2004. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa de Souza, Eliane Gonçalves dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).