ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE EM OBRAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2557

Palavras-chave:

Contextualização, CTSA, Ensino de Química, Livro Didático

Resumo

Esta pesquisa se propõem a realizar uma análise de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2021), direcionados ao Ensino Médio, com o objetivo de investigar como a abordagem de contextualização Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é desenvolvida ao longo do seu conteúdo, quando relacionado ao componente curricular Química. Para isso, os procedimentos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa e a análise dos dados caracterizou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa se deu por meio da análise de 3 unidades/capítulos de 3 livros didáticos, com base nos referenciais de Marcondes et al. (2009) e Silva e Marcondes (2010). A partir das análises realizadas, identificou-se que os livros ainda apresentam uma abordagem pouco problematizadora e a maioria de seus conteúdos não apresenta uma preocupação com fatores que contemplem o campo científico e tecnológico, bem como suas implicações sociais e ambientais, de forma a articular o ensino de Química com a abordagem CTSA. Além disso, poucos exercícios exigem alta demanda cognitiva dos estudantes e os experimentos são, em sua maioria, baseados em uma perspectiva de verificação de fatos. Neste sentido, embora as obras indiquem que os seus conteúdos estão apoiados na perspectiva da contextualização e problematização CTSA, muito ainda precisa avançar para que esta abordagem seja contemplada conforme o entendimento da literatura da área. Isso mostra que ainda precisamos avançar quanto a proposição de materiais instrucionais que auxiliem o professor no desenvolvimento de uma prática para a promoção de habilidades, visando uma formação mais crítica e transformadora da realidade por nossos estudantes.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Suart, Universidade Federal de Lavras

É licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2005). É Mestre e Doutora em Ensino de Ciências, modalidade Química, pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP. Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua na área de Ensino de Química realizando pesquisas relacionadas à abordagem de Ensino por Investigação no Ensino de Química, ao desenvolvimento do penamento crítico, de habilidades cognitivas, argumentativas, alfabetização científica e formação inicial de professores de Química. É coordenadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Química - NEPEqui. 

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Rezende, E., & Suart, R. de C. (2024). ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE EM OBRAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152557. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2557

Edição

Seção

Artigos Científicos