DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CLUBES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2011-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2549

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional; Clube de ciências; formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em clubes de ciências. Inicialmente, definimos o conceito de DPD e destacamos sua importância na formação de professores de ciências. Em seguida, exploramos as diferentes categorias de artigos relacionados ao tema, incluindo pesquisas empíricas, revisões de literatura e estudos de caso. Cada categoria contribui para uma compreensão mais ampla do DPD em clubes de ciências, fornecendo insights sobre estratégias de desenvolvimento profissional, desafios enfrentados pelos professores e impacto na prática pedagógica. Ao longo dos anos, observamos uma tendência crescente de interesse no DPD, acompanhada por mudanças nas abordagens de formação de professores e padrões de avaliação. No entanto, ainda há lacunas a serem preenchidas, especialmente em relação à implementação de práticas eficazes de DPD e sua sustentabilidade a longo prazo. A análise temporal revela uma evolução significativa no campo, mas também destaca a necessidade contínua de pesquisa e desenvolvimento nessa área vital da educação científica.

 

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Freitas, R. F. de, Albuquerque , M. C. P., Malheiro, J. M. da S., & Rocha , C. J. T. da. (2024). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CLUBES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2011-2022). Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152549. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2549

Edição

Seção

Artigos de Revisão