DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DE ACORDO COM A BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2428

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Matemática, Lúdico, Anos Iniciais

Resumo

O presente artigo apresenta o Produto Educacional proveniente da dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-graduação em Ensino 2023. O Produto resultante desta pesquisa é composto por três sequências didáticas para o segundo ano do ensino fundamental baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando como metodologia a ludicidade, e tendo como base uma curadoria, retratada neste artigo, realizada através de estudo de caso, as necessidades dos alunos e as dificuldades dos professores pedagogos em ensinar através da interdisciplinaridade e do lúdico. É feita uma breve explanação das habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a legislação, além disso, o texto teve como base autores como Ocsana Danyluk dialogando sobre a alfabetização matemática e Marques Lima falando sobre as práticas pedagógicas, entre outros autores. Provendo assim, reorganização de saberes e a relação dialética entre teoria e prática.

Referências

ALVES, Luana Leal. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. Orientador: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves. 2019. 113 p. Dissertação (Mestrado em ciências e matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPL_3b88e5488acf92a55ee50b7ac99ad58e. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2015. 248 p. ISBN 9788575158890.

LIMA, Simone Marques. Práticas pedagógica de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas. Orientador: Dr. José Carlos Miguel. 2017. 257 p. Tese (Doutor em Educação) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"–UNESP, Marília, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_79eaf7c6606ef1091095ac184eb2ba3f. Acesso em: 12 abr. 2021.

LOPES, Daniel de Queiroz; SOMMER, Luis Henrique; SCHIMIDT, Saraí. Professor-propositor: A curadoria como estratégia para a docência on-line. Educação & Linguagem, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 54-72, 2014. DOI https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v17n2p54-72. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/5331. Acesso em: 3 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Alves, S. V. da S., & Nörnberg, L. (2024). DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DE ACORDO COM A BNCC. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152428. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2428

Edição

Seção

Produto Educacional