EXPLORANDO A CULTURA DO CACAU NA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2412

Palavras-chave:

Sequência didática, Cultura do cacau, Ensino de química, CTS

Resumo

A metodologia CTS nos mostra que a educação deve voltar-se para a cidadania, preparando os jovens para o bem viver, dotando o estudante de um saber crítico. Temas sociais devem ser inseridos nas aulas de química, reduzindo a quantidade de conteúdos e diminuindo a necessidade de memorizar conceitos e fórmulas, além de proporcionar a discus­são de aspectos sociais, políticos e econômicos. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo explorar a cultura do cacau e o processo de produção do chocolate na construção de uma sequência didática para trabalhar conceitos químicos, em uma turma de 3º ano do curso técnico em química de uma escola estadual de Ilhéus. Por fazer parte do cotidiano local, essa temática promoveu a relação entre os conhecimentos prévios dos estudantes e o conhecimento científico, buscando mostrar a importância da química na explicação dos processos envolvidos, desde o plantio do cacaueiro até o possível destino da casca do fruto dessa árvore, passeando pela história do local em que eles vivenciam o fruto que por muitos anos foi o principal responsável pela economia da Região Sul da Bahia. A aplicação desta sequência didática mostrou-se uma maneira interessante e eficiente para trabalhar conteúdos de química. O incremento na motivação dos estudantes e a força da contextualização do tema proporcionaram a aprendizagem por meio do desenvolvimento de interações interpessoais e do aprimoramento das competências e habilidades dos estudantes, atores diretos no processo de construção e transmissão do conhecimento, permitindo o alcance dos objetivos proposto no planejamento inicial desta atividade pedagógica.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Araújo, M. C. de, & Santos, A. de S. (2024). EXPLORANDO A CULTURA DO CACAU NA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO SUL DA BAHIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152412. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2412

Edição

Seção

Artigos Científicos