BIOLOGIA E TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE: PERCEPÇÕES E CONSIDERAÇÕES DE GRADUANDOS NO SUL FLUMINENSE

Autores

  • Nicoly Faria Viana Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Luciana Cristina do Carmo Silva Carvalho Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2209

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ciências Biológicas, Ensino Superior, Criacionismo

Resumo

Questões de origem e complexidade da vida apresentam desafios a serem abordados no ensino de ciências, porém um novo campo de conflitos e ideias é trazido aos futuros profissionais biólogos e professores nestas temáticas: a teoria do design inteligente (TDI). A Teoria do Design Inteligente defende em seus estudos de padrões da natureza que uma mente inteligente é a melhor explicação conhecida para o Universo e a Vida. Contudo, apesar das suas observações favoráveis, ainda é alvo de muitas polêmicas sendo considerada por muitos autores e entidades como pseudociência e ‘criacionismo disfarçado’. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as percepções e considerações dos graduandos do curso de ciências biológicas das universidades do Sul Fluminense acerca da Teoria do Design Inteligente (TDI). O estudo foi realizado através de formulário online no período de setembro a outubro de 2020 com alunos de ciências biológicas de oito instituições de ensino superior do Sul Fluminense. As respostas foram organizadas e trabalhadas estatisticamente através do software Microsoft Excel. Os dados obtidos demonstram que grande parcela dos estudantes neste estudo desconhecia a teoria do design inteligente, porém 70% dos entrevistados afirma que os estudantes de biologia precisam conhece-la. Os graduandos também, por fim, associam-na a um tipo de criacionismo e uma alternativa a teoria sintética da evolução. A pesquisa em foco apresenta-se como um diagnóstico inicial sobre a teoria do design inteligente no Sul Fluminense, explorando dados da educação particular e privada superior, porém é necessário que novas pesquisas sejam feitas para compreender como esta teoria tem avançado na região.

Biografia do Autor

Nicoly Faria Viana, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ) e bacharel em ciências biológicas (UniFOA).

Luciana Cristina do Carmo Silva Carvalho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Tecnologia Ambiental (UFF) e licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ). Atua como tutora do curso de ciências biológicas pela UFRJ através do polo CEDERJ/VRE.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Viana, N. F., & Carvalho, L. C. do C. S. (2023). BIOLOGIA E TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE: PERCEPÇÕES E CONSIDERAÇÕES DE GRADUANDOS NO SUL FLUMINENSE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142209. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2209

Edição

Seção

Artigos Científicos