INSERINDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2173

Palavras-chave:

História da Ciência, formação de professores, formação docente, transposição didática

Resumo

Apresentamos um relato de experiência fundamentado de aplicação de intervenção didática, cujo objetivo foi inserir a temática “História da Ciência no Ensino” na formação continuada de docentes da Educação Básica. A intervenção contemplou, inicialmente, uma etapa de discussões sobre fundamentos teóricos relacionados à inserção didática da História da Ciência. Em seguida, os professores em formação continuada participaram do estudo de episódios históricos específicos a partir de textos acadêmicos de cunho historiográfico. Por fim, foram inseridos em tarefa desafiadora de elaboração de propostas de transposição didática dos episódios históricos à luz da fundamentação teórica promovida inicialmente. Dessa forma, foram envolvidos na produção de recursos instrucionais. A intervenção foi realizada em disciplina que contou com a participação de professores da Educação Básica atuantes nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática, matriculados em Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências. Apresentamos detalhadamente a sequência didática à luz da literatura acadêmica especializada e trazemos um relato de experiência sobre sua aplicação.

Biografia do Autor

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora ( nível associado 3) pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, coordenadora da Licenciatura em Física, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia (UFRN).

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio. “Algo antiguo, algo nuevo, algo prestado”, tendencias sobre la naturaleza de la ciencia en la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 3-19, 2016.

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio; ARAGÓN, María. Historia de la ciencia para enseñar naturaleza de la ciencia: una estrategia para la formación inicial del profesorado de ciencia. Educación Química, v. 28, n. 3, p. 140-146, 2017.

BALDINATO, José Otávio; PORTO, Paulo. Variações da História da Ciência no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VI; 2008, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, ABRAPEC, 2008.

DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luís Orlando. História e Filosofia da Ciência na educação científica: para quê? Revista Ensaio, v. 19, p. e2583-1-19, 2017.

DANTAS, Karinna; HIDALGO, Juliana. Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 23, p. 106-130, 2021.

DINIZ, Gessyka; HIDALGO, Juliana. Geração Espontânea: a controvérsia entre Pasteur e Pouchet em sala de aula. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 24, p. 85-111, 2021.

FERREIRA, Alexandre; FERREIRA, Maria Elisa. A História da Ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 2, p. 1-13, 2010.

FORATO, Thaís; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27–59, 2011.

FORATO, Thaís; MARTINS, Roberto; PIETROCOLA, Maurício. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, Luís Orlando; MARTINS, André; FERREIRA, Juliana (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 123-154.

FORATO, Thaís. Preparação de professores para problematização da pseudohistória em materiais didáticos. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1316-1321, 2013.

FORATO, Thaís; BAGDONAS, Alexandre; TESTONI, L. Episódios históricos e Natureza das Ciências na formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3511-3516, 2017.

GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel; ALÍS, Jaime, CAPACHUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001.

GOULART, Sílvia. História da Ciência: elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2021.

HIDALGO, Juliana; ALVES, Jardes; SOUZA, Fábio; QUEIROZ, Daniel. A história da ciência (distorcida ou ausente) em livros didáticos: o conteúdo sobre o “Experimento de Torricelli” como estudo de caso. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 101-124, 2018.

MARTINS, Roberto. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. XXI-XXXIV.

MARTINS, André. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, André. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em ‘temas’ e ‘questões’. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 703-737, 2015.

MATTHEWS, Michael. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MENDONÇA, Paula Cristina. De que conhecimento sobre Natureza da Ciência estamos falando? Ciência & Educação, n. 26, p. e20003-1-16, 2020.

MOURA, Cristiano; GUERRA, Andreia. Conflitos em abordagens históricas para temas consolidados na ciência escolar: um estudo de caso sobre os modelos atômicos. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, número extra, p. 797-803, 2016.

MOURA, Breno; SILVA, Cibelle. Abordagem multicontextual da história da ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 336-348, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 73–80, 2018.

OLIVEIRA, Wesley; DRUMMOND, Juliana. Refletindo sobre Desafios à Inserção Didática da História e Filosofia da Ciência em Oficina de Formação Docente. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 151-179, 2015.

OLIVEIRA, Jadson; HIDALGO, Juliana. “Pudim de Passas”, soquenao! O modelo de Thomson em sequência didática. A Física na Escola (Online), v. 20, p. 210706-1-210706-11, 2022.

PEDUZZI, Luís Orlando. Sobre a História e o Ensino da Física. In: PEDUZZI, Luís Orlando (Org.), Evolução dos Conceitos da Física. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2011. p. 9-19.

PEDUZZI, Luís Orlando; RAICIK, Anabel. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.

PEREIRA, Giulliano; MARTINS, André. A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 229-258, 2011.

QUEIROZ, Daniel; HIDALGO, Juliana. Biografias científicas com vistas à inserção didática: aportes da História e da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 21, p. 65-86, 2020.

RODRIGUES, Micéia; HIDALGO, Juliana. A classificação dos animais segundo Aristóteles: recorte histórico e inserção didática. Filosofia e História da Biologia (Online), v. 17, p. 195-218, 2022.

ROSA, Katemari. A inserção de história e filosofia da ciência na formação de professores de física: a experiencia da UFBA e da UFRGS. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista: Dossiê Educação a Distância, edição especial, n. 4, p. 79-97, 2014.

VILAS BOAS, Anderson; SILVA, Marcos; PASSOS, Marinês; ARRUDA, Sérgio. História da Ciência e Natureza da Ciência: debates e consensos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 287-322, 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Hidalgo, J. M. (2023). INSERINDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142173. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2173

Edição

Seção

Relato de Experiência