INSERTING THE HISTORY OF SCIENCE IN TEACHER EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2173

Keywords:

History of Science, teacher trainning, didactic transposition

Abstract

We present an experience report based on didactic intervention, whose objective was to insert the theme “History of Science in Teaching” in the continuing education of Basic Education teachers. The intervention initially included a stage of discussions on theoretical foundations related to the didactic insertion of the History of Science. Then, the teachers in training participated in the study of specific historical episodes from academic texts of a historiographical nature. Finally, they were inserted into the challenging task of elaborating proposals for the didactic transposition of historical episodes in the light of the theoretical foundation initially promoted. In this way, they were involved in the production of instructional resources. The intervention was carried out in a discipline that had the participation of Basic Education teachers working in the areas of Chemistry, Physics, Biology and Mathematics, enrolled in a Professional Master's degree in the area of ​​Science Teaching. We present the didactic sequence in detail in the light of the specialized academic literature and then we bring an experience report on its application.

Author Biography

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora ( nível associado 3) pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, coordenadora da Licenciatura em Física, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia (UFRN).

References

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio. “Algo antiguo, algo nuevo, algo prestado”, tendencias sobre la naturaleza de la ciencia en la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 3-19, 2016.

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio; ARAGÓN, María. Historia de la ciencia para enseñar naturaleza de la ciencia: una estrategia para la formación inicial del profesorado de ciencia. Educación Química, v. 28, n. 3, p. 140-146, 2017.

BALDINATO, José Otávio; PORTO, Paulo. Variações da História da Ciência no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VI; 2008, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, ABRAPEC, 2008.

DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luís Orlando. História e Filosofia da Ciência na educação científica: para quê? Revista Ensaio, v. 19, p. e2583-1-19, 2017.

DANTAS, Karinna; HIDALGO, Juliana. Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 23, p. 106-130, 2021.

DINIZ, Gessyka; HIDALGO, Juliana. Geração Espontânea: a controvérsia entre Pasteur e Pouchet em sala de aula. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 24, p. 85-111, 2021.

FERREIRA, Alexandre; FERREIRA, Maria Elisa. A História da Ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 2, p. 1-13, 2010.

FORATO, Thaís; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27–59, 2011.

FORATO, Thaís; MARTINS, Roberto; PIETROCOLA, Maurício. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, Luís Orlando; MARTINS, André; FERREIRA, Juliana (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 123-154.

FORATO, Thaís. Preparação de professores para problematização da pseudohistória em materiais didáticos. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1316-1321, 2013.

FORATO, Thaís; BAGDONAS, Alexandre; TESTONI, L. Episódios históricos e Natureza das Ciências na formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3511-3516, 2017.

GIL-PÉREZ, Daniel; MONTORO, Isabel; ALÍS, Jaime, CAPACHUZ, António; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125–153, 2001.

GOULART, Sílvia. História da Ciência: elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2021.

HIDALGO, Juliana; ALVES, Jardes; SOUZA, Fábio; QUEIROZ, Daniel. A história da ciência (distorcida ou ausente) em livros didáticos: o conteúdo sobre o “Experimento de Torricelli” como estudo de caso. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 101-124, 2018.

MARTINS, Roberto. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. XXI-XXXIV.

MARTINS, André. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, André. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em ‘temas’ e ‘questões’. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 703-737, 2015.

MATTHEWS, Michael. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MENDONÇA, Paula Cristina. De que conhecimento sobre Natureza da Ciência estamos falando? Ciência & Educação, n. 26, p. e20003-1-16, 2020.

MOURA, Cristiano; GUERRA, Andreia. Conflitos em abordagens históricas para temas consolidados na ciência escolar: um estudo de caso sobre os modelos atômicos. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, número extra, p. 797-803, 2016.

MOURA, Breno; SILVA, Cibelle. Abordagem multicontextual da história da ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 336-348, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 73–80, 2018.

OLIVEIRA, Wesley; DRUMMOND, Juliana. Refletindo sobre Desafios à Inserção Didática da História e Filosofia da Ciência em Oficina de Formação Docente. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 151-179, 2015.

OLIVEIRA, Jadson; HIDALGO, Juliana. “Pudim de Passas”, soquenao! O modelo de Thomson em sequência didática. A Física na Escola (Online), v. 20, p. 210706-1-210706-11, 2022.

PEDUZZI, Luís Orlando. Sobre a História e o Ensino da Física. In: PEDUZZI, Luís Orlando (Org.), Evolução dos Conceitos da Física. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2011. p. 9-19.

PEDUZZI, Luís Orlando; RAICIK, Anabel. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.

PEREIRA, Giulliano; MARTINS, André. A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em Física e em Química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 229-258, 2011.

QUEIROZ, Daniel; HIDALGO, Juliana. Biografias científicas com vistas à inserção didática: aportes da História e da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 21, p. 65-86, 2020.

RODRIGUES, Micéia; HIDALGO, Juliana. A classificação dos animais segundo Aristóteles: recorte histórico e inserção didática. Filosofia e História da Biologia (Online), v. 17, p. 195-218, 2022.

ROSA, Katemari. A inserção de história e filosofia da ciência na formação de professores de física: a experiencia da UFBA e da UFRGS. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista: Dossiê Educação a Distância, edição especial, n. 4, p. 79-97, 2014.

VILAS BOAS, Anderson; SILVA, Marcos; PASSOS, Marinês; ARRUDA, Sérgio. História da Ciência e Natureza da Ciência: debates e consensos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 287-322, 2013.

Published

2023-08-23

How to Cite

Hidalgo, J. M. (2023). INSERTING THE HISTORY OF SCIENCE IN TEACHER EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142173. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2173

Issue

Section

Relato de Experiência