O ENFOQUE HISTÓRICO NO ENSINO DE PROBABILIDADES NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Arnaldo Filho Lima da Silva Rede SESI de Educação do Tocantins

Resumen

O ensino da matemática toma novos rumos, percebe-se essa evolução como uma necessidade intrínseca às ciências exatas. O ensino mecânico, a mera reprodução de modelos matemáticos e a pouca preocupação com a contextualização não fazem mais parte dos conteúdos que compõem o currículo de matemática. É importante que o aluno compreenda o processo de construção dos saberes desde sua essência até suas conclusões. Por este motivo, a história da matemática e das demais ciências é apontada como um recurso importante no processo ensino-aprendizagem. Busca-se aqui, através de uma ampla pesquisa nos parâmetros curriculares nacionais, livros didáticos e históricos, apresentar os eventos mais importantes da história que culminaram nas descobertas do conteúdo de probabilidades que se ensina hoje nas escolas de nível médio. Será discutido o porquê de a história da matemática ainda não ocupar lugar de destaque nos cursos de licenciatura plena em matemática, e ainda não ser percebida como uma ferramenta importante no processo de desmistificação do saber, quando muito, dedica entre 60 e 90 horas de estudo da disciplina.  

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Probabilidades.  História da matemática.

Biografía del autor/a

Arnaldo Filho Lima da Silva, Rede SESI de Educação do Tocantins

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em matemática e pós-graduando em Gestão Financeira. É professor da Rede SESI de Educação do Tocantins.

Publicado

2010-05-24

Cómo citar

Lima da Silva, A. F. (2010). O ENFOQUE HISTÓRICO NO ENSINO DE PROBABILIDADES NO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/52

Número

Sección

Artigos Científicos