O ENFOQUE HISTÓRICO NO ENSINO DE PROBABILIDADES NO ENSINO MÉDIO
Abstract
O ensino da matemática toma novos rumos, percebe-se essa evolução como uma necessidade intrínseca às ciências exatas. O ensino mecânico, a mera reprodução de modelos matemáticos e a pouca preocupação com a contextualização não fazem mais parte dos conteúdos que compõem o currículo de matemática. É importante que o aluno compreenda o processo de construção dos saberes desde sua essência até suas conclusões. Por este motivo, a história da matemática e das demais ciências é apontada como um recurso importante no processo ensino-aprendizagem. Busca-se aqui, através de uma ampla pesquisa nos parâmetros curriculares nacionais, livros didáticos e históricos, apresentar os eventos mais importantes da história que culminaram nas descobertas do conteúdo de probabilidades que se ensina hoje nas escolas de nível médio. Será discutido o porquê de a história da matemática ainda não ocupar lugar de destaque nos cursos de licenciatura plena em matemática, e ainda não ser percebida como uma ferramenta importante no processo de desmistificação do saber, quando muito, dedica entre 60 e 90 horas de estudo da disciplina.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Probabilidades. História da matemática.