O ENSINO MULTIDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ana Paula Santos de Lima
  • Daniela Sastre Rossi
  • Phillip Vilanova Ilha
  • Marília de Rosso Krug
  • Félix Alexandre Antunes Soares

Resumen

Devido à crescente preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, faz-se necessário adotar medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade de vida como adoção de hábitos alimentares corretos. Para isso, o ensino multidisciplinar torna – se peça chave para auxiliar no aumento dos conhecimentos nutricionais e na mudança desses hábitos inadequados. Assim, a escola torna-se um espaço privilegiado para trabalhar a promoção da saúde. Portanto, o principal objetivo deste estudo foi avaliar o avanço do conhecimento nutricional através de hábitos de saúde, tais como estado nutricional, nível de conhecimento de nutrição e práticas alimentares de escolas primárias, por meio de estratégias que permitiram abordar essas questões no ensino das disciplinas escolares. Trata-se de um estudo de caso realizado na cidade de Santa Maria/RS, com escolares do 6º ao 9º ano de uma escola estadual pública, totalizando 175 alunos. Foi realizado um levantamento de dados sobre índice de massa corporal (IMC), peso, estatura, sexo, idade, hábitos alimentares e informações nutricionais. A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que ocorreu uma melhoria quanto ao estado nutricional, assim como dos níveis de conhecimento nutricional. Porém, notou-se também que a prática de “pular” refeições é frequente entre os escolares. Portanto, verificou-se a importância da criação de espaços favoráveis para que ocorra alteração do estado nutricional e prevenção à obesidade. Para isso, é necessário envolver escola, família e sociedade em geral através de estratégias educativas de promoção da saúde.

Palavras-chave: ensino multidisciplinar; práticas alimentares; estado nutricional; estudantes; promoção da saúde.

Publicado

2014-10-08

Cómo citar

de Lima, A. P. S., Rossi, D. S., Ilha, P. V., Krug, M. de R., & Soares, F. A. A. (2014). O ENSINO MULTIDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA MELHORIA DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 67–82. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/330

Número

Sección

Artigos Científicos

Artículos más leídos del mismo autor/a