GERENCIALISMO E PERFORMATIVIDADE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE SUA MANIFESTAÇÃO NO ENSINO REMOTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2262

Palabras clave:

tecnologias políticas, precarização do trabalho docente, Narrativas autobiográficas

Resumen

Com a chegada da pandemia ao Brasil, no início de 2020, causada pela Covid-19, muitas transformações ocorreram no processo de ensino. Este trabalho apresenta narrativas autobiográficas de quatro professoras de diferentes etapas da educação básica com o intuito de descrever experiências docentes vivenciadas durante a pandemia, observadas pela manifestação das ferramentas de gerencialismo e performatividade. Para tanto, tem como referencial teórico as ideias de Stephen Ball sobre tecnologias políticas utilizadas nas reformas educacionais. As experiências narradas a partir dos conceitos de tal referencial teórico revelam a percepção das professoras para ocorrência das ferramentas de gerencialismo e performatividade no meio educacional. Elas se manifestam, principalmente, por meio de cobranças por metas e prazos, pelo incentivo à competitividade e pelo controle dos ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se que a discussão aqui levantada, além de tornar-se registro histórico de um período de mudanças drásticas por conta do ensino remoto emergencial, possa auxiliar professores e leitores a perceberem a influência do sistema neoliberal na educação.

Biografía del autor/a

Cristiane Rodrigues Thiel Silva, Universidade Federal de Rondonópolis

Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Lizandra Karine Mota, Universidade Federal de Rondonópolis

Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Nandara Maciel de Alencar, Universidade Federal de Rondonópolis

Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Nayara Tálita Pereira e Melo, Universidade Federal de Rondonópolis

Programa de Pós Graduação em Educação Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Universidade Federal de Rondonópolis/MT

Universidade Federal de Rondonópolis/MT

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Publicado

2023-10-17

Cómo citar

Silva, C. R. T., Mota, L. K., Alencar, N. M. de, Melo, N. T. P. e, & Souza, L. C. A. B. (2023). GERENCIALISMO E PERFORMATIVIDADE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE SUA MANIFESTAÇÃO NO ENSINO REMOTO . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142262. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2262

Número

Sección

Relato de Experiência