EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PANDEMIA

Autores/as

  • Ângela Silva Barros Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goiás- UEG

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2234

Palabras clave:

Formação inicial de professores, Ensino Remoto, Biologia, Métodos Pedagógicos

Resumen

O estágio supervisionado é essencial para a formação inicial dos futuros professores de biologia, é o momento de conciliar teoria e prática, troca de informações e compartilhar experiências. Diante das alterações provocadas na educação, pela pandemia, é importante identificar métodos pedagógicos adotados nas escolas e a interação dos estudantes da educação básica nas aulas de ciências, no Ensino Fundamental e de biologia, no Ensino Médio.  O objetivo dessa pesquisa foi identificar as condições do estágio que os acadêmicos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas enfrentaram no contexto da COVID-19. Por isso utilizamos a abordagem qualitativa, partindo da pesquisa bibliográfica, e a pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis, que realizaram estágio em 2020/2021. Os resultados indicaram que os estágios na pandemia tiveram, como consequências, por um lado, a diminuição de interação entre professores/estagiários/estudantes da educação básica, mas, por outro lado, o uso de variadas metodologias de ensino por meio de tecnologias. Concluímos que os estagiários enfrentaram condições adversas durante a pandemia, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias, por isso, evidencia-se a necessidade de uma formação que possibilite o desenvolvimento de competências digitais e o desenvolvimento de habilidades autorais para sintetizar, produzir e compartilhar conhecimentos de modo que eles sejam capazes de construir novos saberes com qualidade a partir da experiência no ensino remoto.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Barros, Ângela S., & Fialho, W. C. G. (2023). EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PANDEMIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142234. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2234

Número

Sección

Artigos Científicos