UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MOLECULAR EVOLUTIONARY GENETICS ANALYSIS (MEGA) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2205

Palabras clave:

TIDCs, Ensino de Bioinformática, Metodologia Ativa.

Resumen

A sociedade atual tem como característica a presença cada vez mais acentuada da ciência e da tecnologia, dessa forma os estudantes da era tecnológica demandam da escola um novo espaço de ensino, um espaço em que possam e sejam capazes de inferir, modificar e produzir. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino, desempenham um papel importante. Nessa perspectiva, este trabalho teve por objetivo produzir um manual de aulas, usando o software Molecular Evolutionary Genetics Analysis (MEGA), como o recurso de apoio didático para as aulas de biologia. A metodologia foi dividida em três etapas: 1ª – levantamento bibliográfico; 2ª – planejamento das aulas; e 3ª – elaboração do manual. Que resultou em um manual com 25 páginas, intitulado MEGA Molecular Evolutionary Genetics Analysis: uma ferramenta pedagógica, no formato PDF, dividido em 5 capítulos de acordo com uma perspectiva de ensino investigativo. A sequência de capítulos e o encadeamento das ideias foram construídos de tal maneira a funcionar como sugestão de como poderão discorrer as aulas, podendo ser aplicado para a realização de análises simples tanto em escolas com poucos ou muitos recursos tecnológicos. Conclui-se que o material poderá ser usado em aulas de biologia do ensino médio, que a partir dele professores interessados em inserir a ferramenta terão um suporte adequado e que estudos posteriores sejam feitos demonstrando a aplicação do manual em sala de aula.

Biografía del autor/a

Francisco Bruno Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acaraú, membro do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática (LaTEB). Realiza pesquisas relacionadas com o Ensino de Bioinformática e atua no desenvolvimento de materiais didáticos para o Ensino de Biologia.

Camila Franco Batista de oliveira Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Bióloga Licenciada e Bacharel formada pela PUC-Minas, Mestre em Neurociências e Doutora em Bioinformática pela UFMG, com Pós-doutorado pela mesma instituição. Possui experiência principalmente nas áreas de Bioquímica, Biologia molecular, Imunologia e Bioinformática, atuando principalmente no desenvolvimento racional de moléculas para fins vacinais e de diagnóstico. Técnicas laboratoriais: PCR; extração de RNA; cDNA; cultivo de células de mamífero e bacteriana; purificação e digestão de plasmídeo; expressão de proteínas recombinantes; produção de anticorpos policlonais; ELISA; SPOT; western blot; manejo de animais de biotério; teste de limiar nociceptivo em mamíferos; purificação de proteína por cromatografia. Técnicas computacionais: Modelagem de proteínas, predição de epítopos, docking e dinâmica molecular. Atualmente é pesquisadora colaboradora do IFCE campus Acaraú-CE.

Nureyev Ferreira Rodrigues, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Possui doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e graduação em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Biologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2009).

Kellyanne dos Anjos Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar Campus da Barra

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003) e mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), doutorado (2012), pós-doutorado em Imunologia (2013) e Microbiologia Alicada (2014) pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular/Molecular e Imunologia, atuando principalmente nos temas: atividade antimicrobiana e imunomodulação por produtos naturais, diagnóstico microbiológico de mastite bovina subclínica. Atualmente, é professora de Biologia Celular/ Molecular e Microbiologia Básica da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Campus Barra.

Tarcisio José Domingos Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Graduado (Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado em Biologia Celular e Molecular (UFPB) e doutorado em Bioinformática (UFMG). Desenvolve trabalhos nas áreas de divulgação científica, genômica comparativa de microrganismos, evolução molecular, ensino de ciências e biologia e uso da bioinformática como ferramenta pedagógica tanto na educação básica quanto no ensino superior. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Acaraú e é líder do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática - LaTEB.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Sousa, F. B., Oliveira, C. F. B. de oliveira, Rodrigues, N. F., Carvalho, K. dos A., & Coutinho, T. J. D. (2023). UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MOLECULAR EVOLUTIONARY GENETICS ANALYSIS (MEGA) COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142205. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2205

Número

Sección

Produto Educacional