PRINCIPAIS CAUSAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES?

Autores/as

  • Kyssila de Oliveira Moura Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI
  • Wanessa Ramos Eleutério Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI.
  • Joana Lúcia Alexandre Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2203

Palabras clave:

Compreensão, Revisão Bibliográfica, Problemas didáticos

Resumen

As provas externas aplicadas periodicamente em escolas de Educação Básica evidenciam que há muitas dificuldades no que se refere à aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em alunos matriculados nesse nível de ensino. Por essa razão, fez-se uma revisão bibliográfica acerca do tema com o objetivo de descrever as causas relacionadas a tal situação. O instrumento utilizado foi a análise de Bardin. Buscou-se trabalhos publicados sobre o assunto, no período de 19 fevereiro de 2002 a 19 de fevereiro de 2022, nas plataformas Scielo e periódicos CAPES, com um resultado total de 32 artigos nacionais, que se encaixaram nos critérios desenvolvidos para a pesquisa. Dentre os principais resultados, destaca-se que nos três componentes curriculares há dificuldade na compreensão textual. Em Língua Portuguesa, no processo de alfabetização, as dificuldades de aprendizagem se relacionam à fonética e a falta de conhecimentos dos professores a respeito da fonologia. Em Matemática, destacam-se as dificuldades que envolvem aritmética e escrita. Em Ciências, os problemas resumem-se na dificuldade de interpretação e o modo abstrato como os conteúdos são ensinados sem relacioná-los com o contexto social do aluno. Os autores atribuem esse déficit de leitura e interpretação à problemas didáticos e fonológicos (75%), seguido de fatores emocionais (9%) e sem causa específica (16%). Quanto aos problemas didáticos, os artigos sugerem que sejam devido à falta de capacitação dos profissionais. Com as discussões estabelecidas perante os dados, espera-se que essa revisão auxilie os professores a reconhecer e refletir sobre essas dificuldades despertando o interesse de buscar de estratégias para mudança do cenário atual.

Biografía del autor/a

Kyssila de Oliveira Moura, Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI

GRADUADA EM PEDAGOGIA.

Wanessa Ramos Eleutério, Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI.

GRADUADA EM PEDAGOGIA.

Joana Lúcia Alexandre Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2006), graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é professora efetiva de Ciências da Prefeitura Municipal de Linhares  e  regente de classe efetiva no curso de pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética e prática de ensino de ciências, atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências Naturais, Empoderamento negro; Racismo e Antirracismo;  Pedagogia, Histologia, Sexualidade e Orientação Sexual para alunos de séries iniciais; Educação Ambiental, Ensino de Artes. Doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria no curso Ensino de Ciências: Química da Vida.

Citas

ABREU, Lenir; BEJARANO, Nelson; HOHENFELD, Dielson. O conhecimento físico na formação de professores do ensino fundamental I. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2013. Disponível em: <https://www.proquest.com/openview/626b2c675b27506587365b6cf49385f1/1.pdf?pq-origsite=gscholar&cbl=2032603>. Acesso em: 13 mar. 2022.

ALMEIDA, Vanessa Fulaneti; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância do letramento nas séries iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro - SP, v. 1, n. 1, p. 204- 218, 2014. Disponível em: < https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074426.pdf >. Acesso em: 10 maio 2022.

ARNAUT, Mirian Aratangy et al. Ditado de sintagmas nominais para avaliação da escrita: análise psicométrica. CODAS, São Paulo, v. 30, n. 3, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017159 >. Acesso em: 13 mar. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BARROS, Marcelo Alves; LABURU, Carlos Eduardo; ROCHA, Zenaide. Análise do vínculo entre grupo e professora numa aula de ciências do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v.13, n. 2, p. 235-251, out. 2007. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000200007>. Acesso em: 12 mar. 2022.

BARTHOLOMEU, Daniel; SISTO, Fermino Fernandes; RUEDA, Fabián Javier Marin. Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 139-146, abr. 2006. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000100016>. Acesso em: 12 mar. 2022.

BELINTANE, Claudemir. Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 685-703, dez. 2010. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a.

BRASIL. Pisa 2000. Relatório Nacional. Brasília: Inep/MEC, 2018b.

CABRAL, Leonor Scliar. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO. Ilha do Desterro, v. 72, n. 3, p. 271-290, Florianópolis, set/dez 2019. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p271>. Acesso em: 23 mar. 2022.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

CRISTOFOLINI, Carla. Refletindo sobre a provinha brasil a partir das dimensões sociocultural, linguística e cognitiva da leitura. Alfa, São Paulo, v. 56, n. 1, 217-247, 2012. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4967>. Acesso em: 23 mar. 2022.

CUNHA, Claúdia Araújo. Escrita, maturidade emocional, operatoriedade e criatividade num grupo de crianças de Uberlândia. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 279-290, dez. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200010>. Acesso em: 12 mar. 2022.

CUNHA, Claudia Araújo da; BRITO, Marcionila Rodrigues da Silva; SILVA, Scheila Maria Ferreira. Alfabetização, Operatoriedade e Nível de Maturidade em Crianças do Ensino Fundamental. PsicoUSF, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 155-162, 2003. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/pusf/a/CH57bw4hbYCNdKj7JQT6mxg/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 12 mar. 2022.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares de 1ª a 4ª séries em provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-80342009000100011>. Acesso em: 12 mar. 2022.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; CAPELLINI, Simone Aparecida. Análise psicolinguística e cognitivo-linguística das provas de habilidades metalinguísticas e leitura realizadas em escolares de 2a a 5a série. CEFAC, São Paulo, v.12, p. 772-783, abr. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000017>. Acesso em: 12 mar. 2022.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; MARTINS, Maíra Anelli; CAPELLINI, Simone Aparecida. Relação entre fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, p. 1-8, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102.3772e33314>. Acesso em: 12 mar. 2022.

CURI, Edda; SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos; RABELO, Marcia Helena Marques. Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal. Estudos RBEP, Brasília, v. 94, n. 236, p. 211-231, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000100011&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 12 mar. 2022.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Anos Iniciais. Brasília, 2014.

DIVULGADOS resultados amostrais do Saeb 2019. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. [S. l.], 2020. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/divulgados-resultados-amostrais-do-saeb-2019 >. Acesso em: 30 abr. 2022.

FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica cts: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, V. 18, n. 1, p 77-105, 2013. Disponível em:<https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3208>. Acesso em: 12 mar. 2022.

FERREIRA, Valdivina Alves. A Formação do Conceito de Quantidade: concepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 68, p. 890-910, dez. 2020. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a03>. Acesso em: 12 mar. 2022.

FILHO, Geraldo Andrade da Silva. Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Economia, v. 73, n.3, p. 385-411, Jul/Set. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbe/a/kFgLyyQfqFFmRd8yqn7Z4ph/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 23 mar. 2022.

GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília M. Distúrbios de fala e dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental. Cefac, v. 16, n. 3, p. 810-816, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-0216201424912>. Acesso em: 12 mar. 2022.

INEP. Brasil no PISA 2018: sumário executivo. Relatório INEP 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/confira-o-relatoriofinal-do-pisa-2018. Acesso: 21 nov. 2021.

LIMA, Francisco Renato. Entrelace entre dificuldades de aprendizagem e produção do fracasso escolar: Algumas ponderações teórico-práticas. Psicologia. PT O Portal dos Psicólogos, 2014. Disponível em:<https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0784.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2022.

MEIRELES. Elisabet de Sousa; CORREA. Jane. Regras contextuais e morfossintáticas na aquisição da ortografia da língua portuguesa por criança. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 77-84, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100011>. Acesso em: 12 mar. 2022.

MUNFORD, Danusa; SOUTO, Kely Cristina Nogueira; COUTINHO, Francisco Ângelo. A etnografia de sala de aula e estudos na educação em ciências: contribuições e desafios para investigações sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, n. 2, p. 263-288, 2014. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/80/55>. Acesso em: 12 mar. 2022.

PORTABILIS. O risco da defasagem escolar pós-pandemia e como evitá-la? [S. l.], 2022. Disponível em: < https://blog.portabilis.com.br/o-risco-da-defasagem-escolar-pos-pandemia-e-como-evita-la/ >. Acesso em: 23 mar. 2022.

OLIVEIRA, Gerson Pastre de; MASTROIANNI, Maria Teresa M. R. Resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores polivalentes. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17, n. 2, p. 455-482, maio/ago. 2015. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170209>. Acesso em: 23 mar. 2022.

PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, Helena Amaral da. Percepções de docentes do ensino fundamental: analisando uma intervenção de formação continuada em um contexto lúdico. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 32-55, 2021. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2271 >. Acesso em: 23 mar. 2022.

PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; M’ALACARNE, Vilmar. Formação inicial de professores no curso de pedagogia para o ensino de ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 56-78, 2018. Disponível em: < https://www.proquest.com/openview/555ca9b1cfb7b4ba85d23282db81e173/1.pdf?pq-origsite=gscholar&cbl=2032603 >. Acesso em: 23 mar. 2022.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação e Sociedade, v. 18, n. 60, 1997. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000300009>. Acesso em: 01 jun. 2022.

RODRIGUES, Siane Gois Cavalcante; SÁ, Cristina Manuela. A base nacional comum curricular brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais. Cad. Est. Ling., Campinas, v.60, n.3 p. 584-603, set./dez. 2018. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8652230 >. Acesso em: 23 mar. 2022.

RUPPENTHAL, Raquel; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades. Revista Ciência & Educação, Bauru. v. 19, n.3, p. 617-632, mar. 2013. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300008>. Acesso em: 12 mar. 2022.

SANTOS, Antonio Hamilton et al. As dificuldades enfrentadas para o ensino de ciências naturais em escolas municipais do sul de Sergipe e o processo de formação continuada. EDUCERE, Paraná, 2013. Disponível em: < https://docplayer.com.br/16958323-As-dificuldades-enfrentadas-para-o-ensino-de-ciencias-naturais-em-escolas-municipais-do-sul-de-sergipe-e-o-processo-de-formacao-continuada.html >. Acesso em: 12 mar. 2022.

SILVA, João Alberto da; JELINEK, Karin Ritter; BECK, Vinicius Carvalho. Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria. ETD, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 313-331, abr/jun. 2016. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i2.8635740>. Acesso em: 23 mar. 2022.

SILVA, Kelly et al. Relação entre o desempenho em aritmética e a memória de trabalho fonológica em crianças. CODAS, v. 29, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016128>. Acesso em: 23 mar. 2022.

SOARES, Emerson de Lima et al. A presença do lúdico no ensino dos modelos atômicos e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. Góndola, v. 12, n. 2, p. 69-80, 2017. Disponível em: <https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10398>. Acesso em: 23 mar. 2022.

SOUZA, Farney Vinícios Pinto. Adoecimento mental e o trabalho do professor: um estudo de caso na rede pública de ensino. Cad. psicol. soc. Trab, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 103-117, dez. 2018. Disponível em: Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-37172018000200001 >. Acesso em: 12 mar. 2022.

STOLF, Mariana Taborda et al. Desempenho de escolares em fase inicial de alfabetização em habilidades cognitivo-linguísticas durante a pandemia. JHGD, v. 31, n. 3, p. 484-490, dez. 2021. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-12822021000300014 >. Acesso em: 05 mar. 2022.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS, São Paulo, n. 27, p. 191-209, jan/abr. 2012. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/715/71523347013.pdf >. Acesso em: 23 mar. 2022.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VIEIRA, Celina Tenreiro; VIEIRA, Rui Marques. Promover o pensamento crítico e criativo no ensino das ciências: propostas didáticas e seus contributos em alunos portugueses. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 70-84, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70>. Acesso em: 12 mar. 2022.

VIEIRA, Fabiana Silva Soares; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. Sequência didática de gênero textual: uma ferramenta de ensino da escrita no processo de alfabetização. HOLOS, v. 1, 1–15, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.15628/holos.2020.6664>. Acesso em: 27 mar. 2022.

Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Moura, K. de O., Eleutério, W. R., & Freitas, J. L. A. (2023). PRINCIPAIS CAUSAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES?. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142203. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2203

Número

Sección

Artigos de Revisão