O INVENTÁRIO DAS DISSERTAÇÕES SOBRE A EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2175

Palabras clave:

Institutos Federais, expansão e interiorização, cursos técnicos

Resumen

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento, a respeito do processo de interiorização e expansão dos Institutos Federais, visando a verificar os impactos desse processo nos municípios e região onde foram instalados os distintos campi. Foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com um recorte temporal do ano de 2012 até 2019, resultando na análise de nove trabalhos, contemplando estudos de todas as regiões brasileiras. As pesquisas sinalizam que os Institutos Federais (IFs) cumprem a lei, ofertando em todo o país 68% das vagas nos cursos de nível técnico integrado, pois a Lei n. 11.892/2008determina que ao menos 50% das vagas ofertadas devem ser do Ensino Médio Integrado (EMI). A Educação Profissional e Tecnológica passa a ser uma política de bem-estar social e inclusão por meio da educação profissionalizante e básica, com o compromisso da emancipação, formação humana integral, do desenvolvimento local e regional.

Biografía del autor/a

Suelma dos Reis Pereira Alves, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil. Mestranda Educação Profissional Tecnológica ProfEPT

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano Campus Ceres

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Catalua del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional. Docente do Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Rosita Camilo de Souza, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Especialista em Gestão Pública e graduações em Administração Pública e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente atua na área de Gestão Escolar como Coordenadora de Registros Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Ciências Contábeis

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Alves, S. dos R. P., Santiago, L. A. da S., Carvalho, M. A. de, & Souza, R. C. de. (2023). O INVENTÁRIO DAS DISSERTAÇÕES SOBRE A EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142175. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2175

Número

Sección

Artigos de Revisão