TEATRO CIENTÍFICO COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DOS ANIMAIS

Autores/as

  • Letícia Sousa dos Santos Ferreira Universidade Federal do Piauí
  • Wedson de Medeiros Silva Souto Universidade Federal do Piauí
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2158

Palabras clave:

Encenação, Animais silvestres, Ensino de Ciências., Divulgação Científica

Resumen

Abordagens diferenciadas no estudo dos animais na educação básica são amplamente discutidas em pesquisas brasileiras. Apesar disso, poucos estudos relatam o teatro como estratégia viável para o ensino e aprendizagem da fauna, sobretudo, espécies silvestres que sofrem com as ações antrópicas. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência com encenação de histórias produzidas por estudantes do ensino médio sobre animais silvestres. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem descritiva. A experiência ocorreu durante a Oficina “Teatro: Transformando a imaginação em realidade”, realizada em um Projeto de Extensão sobre conhecimento da fauna nativa no Meio-Norte do Brasil. Um total de 63 estudantes participou das peças teatrais. Destacaram-se em suas apresentações “personagens” como ararinha-azul (Cyanopsita spixii), onça-pintada (Panthera onca) e capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). As histórias estavam direcionadas para o tráfico de animais, queimadas, desmatamento e a caça para consumo. Concluímos que a utilização do teatro como estratégia metodológica, assim como as peças produzidas na experiência relatada, favorece a aprendizagem, além de contribuir na formação e sensibilização diante dos problemas ambientais que afetam a fauna e os demais organismos vivos.

Biografía del autor/a

Letícia Sousa dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Subcoordenadora do Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental (GPEEA).

Wedson de Medeiros Silva Souto, Universidade Federal do Piauí

Docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Patrícia Maria Martins Nápolis, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental (GPEEA).

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

Sousa dos Santos Ferreira, L., Souto, W. de M. S., & Nápolis, P. M. M. (2023). TEATRO CIENTÍFICO COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DOS ANIMAIS . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142158. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2158

Número

Sección

Relato de Experiência