O HERBÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO DE SENSIBILIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2011

Palabras clave:

Biodiversidade vegetal, Herbário Escolar, Ensino de Botânica, Recurso Didático

Resumen

O objetivo deste trabalho foi criar um Herbário didático para sensibilizar os alunos em conhecer a diversidade da flora contida no ambiente escolar, contribuindo para desenvolver o senso crítico em relação à biodiversidade local e a importância ecológica e econômica dos vegetais para o homem. As atividades foram realizadas com alunos de 1º e 2º ano de uma escola pública de Natal, RN. Foi utilizado uma sequência didática abrangendo as seguintes etapas: I) sondagem dos conhecimentos prévios, II) aulas expositivas e dialogadas com temas da botânica, III) apresentação da proposta para o desenvolvimento do herbário, IV) Processo de coletas, produção de exsicatas, herborização e identificação, V) elaboração de um catálogo VI) consolidação das atividades. Foram coletados um total de 47 plantas, correspondendo a 25 espécies, distribuídos em 15 famílias. No final das atividades, percebemos a relevância de ações como esta, pois os alunos passaram reconhecer as diversas espécies da flora existentes no cotidiano escolar. Verificamos ainda que os alunos que tinham dificuldades nos conteúdos relacionados à botânica passaram a entendê-lo de maneira satisfatória, chegando a utilizar diversos termos técnicos das estruturas das plantas e até mesmo nomes científicos.

Biografía del autor/a

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Docente pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN). Atualmente está vinculado Laboratório de Collembola (LABCOLL) do Departamento de Botânica e Zoologia do Centro de Biociências (DBEZ-CB) da UFRN. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Bioecologia Aquática pela UFRN. Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNFACEX). No âmbito profissional e de gestão acadêmica e administrativa, coordenou a Pesquisa e Extensão do UNIFACEX. Coordenou os cursos de Pós-Graduação Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (UNIFACEX) e da Especialização em Microbiologia e Parasitologia (UNIFACEX). Também coordenou o curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFACEX. Na esfera pública federal, coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é professora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN e atual como Coordenadora da Pesquisa e Inovação do Campus Pau dos Ferros (COPEIN-PF/IFRN). Áreas de interesse: Ensino; Meio Ambiente; Comportamento Animal.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Silva, C. D. D. da, & Santos, D. B. dos. (2023). O HERBÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO DE SENSIBILIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142011. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2011

Número

Sección

Relato de Experiência