DIFICULDADES E VANTAGENS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1567

Resumen

O presente estudo objetivou identificar e analisar as impressões dos professores acerca das dificuldades e vantagens da resolução de problemas a partir da divulgação científica de estudos desenvolvidos sobre esta abordagem no ensino de Química sistematizados no website RPEQ. Para tanto, realizou-se uma entrevista mediada por um questionário com dez professores de Química em exercício em sete escolas públicas da Educação Básica localizadas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Para análise das respostas dos sujeitos utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin. Desta forma, foi possível identificar seis dificuldades e oito vantagens de utilizar a estratégia de resolução nas aulas de Química levantadas pelos docentes. Este estudo sugere a necessidade de formação continuada com ênfase na elaboração de planejamentos de aula pautados na aprendizagem baseada em problemas que propicie: uma reflexão sobre a prática docente; o desenvolvimento profissional e o aprofundamento teórico desta proposta inovadora de ensino.

Biografía del autor/a

Amanda Pereira de Freitas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Química pela FRPE, mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Angela Fernandes Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora em Química, docente do Departamento de Química da UFRPE.

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Publicado

2021-10-05

Cómo citar

de Freitas, A. P., & Campos, A. F. (2021). DIFICULDADES E VANTAGENS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(3), 23–41. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1567