O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO DE UM IF

Autores/as

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano
  • Paulo Silva Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano
  • Suzana Maria Loures Marcionilio Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1392

Palabras clave:

Formação Inicial. Aprendizagem Docente. Estágio. Prática Como Componente Curricular

Resumen

 No presente texto, serão apresentados os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o aprender a ser professor no processo de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e nas Práticas como Componentes Curriculares (PCC) e verificar se há articulação entre estes dois momentos formativos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Adotou-se como metodologia a coleta e análise de narrativas orais de 10 (dez) estagiários e documentos (matriz e ementas) do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados sinalizam ausência de articulação entre as PCC e o campo de trabalho dos futuros professores e entre o ECS.  Apesar de o ECS ter sido apontado como espaço de múltiplas aprendizagens docentes, não se constatou nas narrativas evidências de práticas nas PCC que possibilitassem uma articulação entre estes dois momentos formativos. A falta de aproximação do Licenciando com o ambiente escolar desde o início do curso pode ser um dos fatores que fragilizam o processo de formação docente nas PCC e, por conseguinte, nas práticas do ECS.

 

Biografía del autor/a

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

Doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal, com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Licenciatura em Matemática (1999)  e Pedagogia (2012). Atualmente é professora no Instituto Federal Goiano, Go, onde atua em cursos de Licenciaturas e coordena o Programa Instituticional de Residência Pedagógica. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Instituticional de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid) de 2011 a 2014. Foi professora da rede pública de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação ( CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso e como professora do curso de Pedagogia  em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano, do grupo de pesquisa Investigação da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas da Educação do Campo,  Formação de Professores, Ensino de Ciências, Saberes e Identidade Docente.

Paulo Silva Oliveira, Instituto Federal Goiano

Licenciado em Ciências Biológicas.

Patrícia Gouvêa Nunes, Instituto Federal Goiano

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC -GO (2013), na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG - Campus Catalão-Go (2012) e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Católica de Anápolis-GO (2007).Graduada em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2004). Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde-GO, atuando principalmente nos cursos de Licenciatura do campus. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do IFGoiano, Campus Rio Verde. É membro do Comitê Interno de Iniciação Cientifica e Tecnológica, IF Goiano-Campus Rio Verde. Responsável pelo Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores (LIFE), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com os(as) licenciados(as) do campus. É coordenadora do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, IFGoiano, Campus Rio Verde. Esteve como supervisora do PIBID de 2015 a 2016, IFGoiano, Campus Ceres. Atua com ênfase nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores (as), estágio supervisionado, relações sociais e de gênero, relações étnico-raciais, diversidade, filosofia, metodologia científica, avaliação e didática.

Suzana Maria Loures Marcionilio, Instituto Federal Goiano

Doutora em Tecnologias Química e Biológica pelo Instituto de Química (UNB)(30 de novembro de 2017); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (UEG)( 2013 ); Bacharel em Química Industrial (UEG) (2010); Especialista em Ensino de Química (UEG) (2005) e graduada em Licenciatura Plena em Química (UEG) (2002). Professora do quadro efetivo do Instituto Federal Goiano- Campus Rio Verde (GO) (02/2019). Atuei como docente no ensino superior nas seguintes instituições: Instituto Federal de Goiás- Campus Anápolis, Universidade Estadual de Goiás- Campus de Ciências exatas e da Terra e Faculdade Metropolitana de Anápolis; No período entre 2003 à 01/2019 fui professora de Química do quadro permanente da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Atualmente trabalho na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio ambiente; Caracterização de efluentes e tratamento de efluentes com uso de Processos Oxidativos Avançados; Recursos Hídricos; Qualidade de água; Ensino; Cienciometria; Processos Químicos Industriais e controle de qualidade de produção de industrias alimentícias. E Práticas educativas para o Ensino de Química Contatos: Email: suzana.loures@ifgoiano.edu.br

Citas

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Paniago, R. N., Oliveira, P. S., Nunes, P. G., & Marcionilio, S. M. L. (2021). O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO DE UM IF. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(2), 36–49. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1392

Número

Sección

Artigos Científicos