O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOCENTE NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO DE UM IF
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1392Palabras clave:
Formação Inicial. Aprendizagem Docente. Estágio. Prática Como Componente CurricularResumen
No presente texto, serão apresentados os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o aprender a ser professor no processo de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e nas Práticas como Componentes Curriculares (PCC) e verificar se há articulação entre estes dois momentos formativos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Adotou-se como metodologia a coleta e análise de narrativas orais de 10 (dez) estagiários e documentos (matriz e ementas) do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados sinalizam ausência de articulação entre as PCC e o campo de trabalho dos futuros professores e entre o ECS. Apesar de o ECS ter sido apontado como espaço de múltiplas aprendizagens docentes, não se constatou nas narrativas evidências de práticas nas PCC que possibilitassem uma articulação entre estes dois momentos formativos. A falta de aproximação do Licenciando com o ambiente escolar desde o início do curso pode ser um dos fatores que fragilizam o processo de formação docente nas PCC e, por conseguinte, nas práticas do ECS.
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