ENSINANDO GEOMETRIA A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Celso Pessanha Machado PUCRS
  • Régis Alexandre Laham PUCRS
  • Lúcia M.M. Giraffa PUCRS

Abstract

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da experiência realizada, em sala de aula presencial, onde se buscou trabalhar conceitos de Geometria Plana e Geometria Fractal utilizando imagens de satélite obtidas com Google EarthTM. O trabalho desenvolvido é integrante de um projeto de pesquisa que busca analisar as potencialidades do uso de softwares no processo de ensino de Matemática, considerando as escolhas metodológicas do professor. A atividade foi realizada em uma turma de discentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma instituição particular de ensino de Porto Alegre (Brasil). A metodologia utilizada na investigação se caracteriza como qualitativa e foram usados como elementos base para análise dos dados a observação do trabalho e relatórios dos estudantes Os resultados indicam que os recursos oferecidos pelo Google EarthTM auxiliam a desenvolver nos estudantes competências relacionadas à autonomia, proatividade, trabalho colaborativo e criatividade e, também, auxiliam na compreensão dos conteúdos das geometrias. 

Published

2011-09-06

How to Cite

Machado, C. P., Laham, R. A., & Giraffa, L. M. (2011). ENSINANDO GEOMETRIA A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(2). Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/95

Issue

Section

Relato de Experiência