PROTÓTIPO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO

Authors

  • Milton Basto Lira
  • Leonardo Bruno Souza Aredes
  • Moisés Wulf
  • Maria Celina Piazza Recena

Abstract

A disciplina de química para o ensino médio deve promover a compreensão de questões socioambientais e tecnológicas, relacionando os conteúdos teóricos abordados nas aulas com a realidade em que o aluno esta inserido. Neste contexto o protótipo da estação de tratamento de água (ETA), funciona como uma ferramenta de apoio para essa finalidade. O protótipo da ETA permite aos alunos observarem as principais etapas envolvidas no processo de tratamento de água e aspectos físicos e químicos envolvidos. Os resultados obtidos mostram que o material foi eficiente para fins didáticos. A água tratada apresentou excelente aspecto visual e olfativo, facilmente percebido pela diferença do tanque principal (água barrenta) e reservatório final (água límpida e sem odores), porém não houve tratamento biológico e, portanto permaneceu imprópria para o consumo. A qualidade da água, após o processo, em relação à potabilidade, foi discutida com os alunos. O protótipo proporcionou a relação entre os assuntos abordados em sala de aula e a compreensão das etapas envolvidas em uma ETA, fornecendo ao professor uma vasta gama de novos conteúdos que podem ser enfocados de uma maneira contextualizada.

Published

2011-02-13

How to Cite

Lira, M. B., Aredes, L. B. S., Wulf, M., & Recena, M. C. P. (2011). PROTÓTIPO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(2). Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/83

Issue

Section

Produto Educacional