ESTRATÉGIAS INTERATIVAS PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE TUBERCULOSE

Authors

  • Lucia Maria Pereira de Oliveira Faculdade de Medicina/(FM/UFRJ) Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME/RJ) Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (LITEB/IOC/FIOCRUZ)
  • Anna Cristina Calçada Carvalho Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos - LITEB/IOC/FIOCRUZ.
  • Tania Cremonini Araújo-Jorge Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos - LITEB/IOC/FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.621

Keywords:

educação em saúde, tuberculose, programa de educação de jovens e adultos.

Abstract

Atividade educativa sobre a tuberculose (TB) foi desenvolvida em aulas de Ciências com alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A TB é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. O RJ tem uma das mais altas incidências de TB no Brasil e ocupa o primeiro lugar em relação à taxa de mortalidade. O objetivo foi promover e trocar conhecimentos sobre a TB. Para isso adotou-se a abordagem qualitativa e o uso de questionários, cuja análise indicou um conhecimento limitado sobre a doença por parte dos alunos. A metodologia Freireana e o Arco de Maguerez foram os referenciais teóricos usados. A estratégia didática baseou-se na formulação de textos, em rodas de conversa e em consultas na internet sobre TB. Os alunos participaram ativamente do processo, discutindo a doença e refletindo sobre as situações e hábitos de saúde adotados. O estudo culminou com a apresentação de uma peça teatral e a distribuição de folhetos sobre TB preparados pelos alunos. Essa experiência mostrou a importância de atividades interativas e dinâmicas para promover uma maior participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, propiciando a compreensão da doença e contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças entre jovens e adultos.

Author Biographies

Lucia Maria Pereira de Oliveira, Faculdade de Medicina/(FM/UFRJ) Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro (SME/RJ) Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (LITEB/IOC/FIOCRUZ)

Sou Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Medicina /UFRJ e Professor I da SME/RJ onde leciono no Programa de Ensino de Jovens e Adultos (PEJA).

Sou Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/Fiocruz onde pesquiso estratégias de educação e saúde para a prevenção e promoção da Saúde.Assim,  pesquiso o desenvolvimento de  estratégias educativas visando a aderência ao tratamento da tuberculose pelos pacientes com tuberculose e a prevenção da doença junto aos seus contatos intradomiciliares em uma Clínica da Família da Rocinha.

No Mestrado desenvolvi estratégias educativas com mulheres com o HPV, prevenindo o câncer cervical em um ambulatório de ginecologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ.

 

Anna Cristina Calçada Carvalho, Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos - LITEB/IOC/FIOCRUZ.

Médica, Pesquisadora do LITEB/IOC/FIOCRUZ

Tania Cremonini Araújo-Jorge, Laboratório de Inovações em Terapias, Educação e Bioprodutos - LITEB/IOC/FIOCRUZ.

Médica, Pesquisadora do LITEB/IOC/FIOCRUZ

Published

2018-01-23

How to Cite

de Oliveira, L. M. P., Carvalho, A. C. C., & Araújo-Jorge, T. C. (2018). ESTRATÉGIAS INTERATIVAS PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE TUBERCULOSE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(2), 90–107. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.621

Issue

Section

Relato de Experiência

Most read articles by the same author(s)