EXPEDIÇÕES POR UM BRASIL SEM MISÉRIA - OFICINAS DE ECOARTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPEDITION FOR A BRAZIL WITHOUT MISERY - ECOART WORKSHOPS – CASE REPORT

Autores

  • Valéria Silva Trajano Fundação Oswaldo Cruz
  • Marcelo Oliveira Mendes Fundação Oswaldo Cruz
  • Sandra Maria Gomes Azevedo Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) Colégio Estadual Deodato Linhares - Miracema/RJ
  • Marcus Vinícius Campos Matraca Universidade Federal do Sul da Bahia Campus Teixeira de Freitas
  • Paulo Sérgio D'Andrea Fundação Oswaldo Cruz
  • Anna Cristina Calçada Carvalho Fundação Oswaldo Cruz
  • Tania Cremonini Araújo-Jorge Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.706

Palavras-chave:

Ciência e Arte, Oficinas dialógicas, Educação, Saúde, CienciArte

Resumo

 

 

A Fundação Oswaldo Cruz estruturou o Programa “Fiocruz para um Brasil sem Miséria”, para geração de conhecimentos nos componentes de saúde, educação, ciência, cultura e ambiente, e enfrentamento das doenças perpetuadoras da pobreza. A fim de contribuir com o programa, o Instituto Oswaldo Cruz, unidade integrante da Fiocruz, desenvolveu o projeto “Expedições Fiocruz para um Brasil sem miséria”. As expedições ocorrem em cidades brasileiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, com atividades para docentes, discentes, profissionais de saúde e da assistência social, dependendo da necessidade local, a população também pode se inscrever nas oficinas. A quarta expedição, ocorreu em 2015, no município de Miracema, no estado do Rio de Janeiro. Nessa expedição foi ministrado um minicurso de ciência e arte e oficinas dialógicas, como construção de materiais educacionais, contação de histórias, literatura de cordel, fotografia, “ecoarte”, “biodiversidarte”, e música no ensino em biociências e saúde. Este relato de experiência está baseado nos discursos de 43 participantes, sobre o conteúdo e novas propostas para a oficina de ECOARTE. Os discursos foram analisados pelas metodologias: nuvem de palavras e Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados foram extremamente estimulantes, com discursos que destacaram a promoção da criatividade e a surpresa da descoberta de ensino ativo e integrador de ciência e arte. Tais resultados nos estimulam a continuar com o projeto, visando a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

  

Biografia do Autor

Valéria Silva Trajano, Fundação Oswaldo Cruz

Coordenadora do Curso de especialização em Ciências, Arte e Cultura na Saúde.

Técnica em Saúde Pública

Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz /Fundação Oswaldo Cruz

Marcelo Oliveira Mendes, Fundação Oswaldo Cruz

Arteducador
Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz /Fundação Oswaldo Cruz

Sandra Maria Gomes Azevedo, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) Colégio Estadual Deodato Linhares - Miracema/RJ

Docente - Colégio Estadual Deodato Linhares

Doutorando do Curso de Pós -Graduação em Ensino de Biociências e Saúde

Marcus Vinícius Campos Matraca, Universidade Federal do Sul da Bahia Campus Teixeira de Freitas

Prof. Adjunto  do Curso de  Bacharelado Interdisciplinar em saúde

Universidade Federal do Sul da Bahia
Campus Teixeira de Freitas

Paulo Sérgio D'Andrea, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador Titular em Saúde Pública

Laboratório de Biologia e Parasitologia de mamíferos Silvestres Reservatórios

Instituto Oswaldo Cruz /Fundação OswaldCruz

Anna Cristina Calçada Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisa Adjunto em Saúde Pública

Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz /Fundação Oswaldo Cruz

Tania Cremonini Araújo-Jorge, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisa Titular em Saúde Pública

Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/Instituto Oswaldo Cruz /Fundação Oswaldo Cruz

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

Trajano, V. S., Mendes, M. O., Azevedo, S. M. G., Matraca, M. V. C., D’Andrea, P. S., Carvalho, A. C. C., & Araújo-Jorge, T. C. (2018). EXPEDIÇÕES POR UM BRASIL SEM MISÉRIA - OFICINAS DE ECOARTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPEDITION FOR A BRAZIL WITHOUT MISERY - ECOART WORKSHOPS – CASE REPORT. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 115–130. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.706

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)