TABELIX - JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM

Authors

  • Maíra Menezes Penteado IFRJ - Campus Nilo Peçanha - Pinheiral
  • Anderson Penavilla de Oliveira
  • Fernanda Santiago Zacharias

Abstract

Considerando a Tabela Periódica um dos temas do Ensino de Ciências de maior resistência, e que os PCNs atualmente sugerem que é importante o reconhecimento e compreensão das transformações químicas em vários contextos, esse artigo ressalta a criação e utilização de jogos para quebrar a rotina em salas de aula através de um elemento cultural integrador: o jogo didático. A criação de TABELIX - pares de cartas criadas, que combinam entre si - objetiva promover a contextualização de elementos químicos, a partir do levantamento de elementos mais encontrados no cotidiano dos alunos.

Author Biography

Maíra Menezes Penteado, IFRJ - Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Professora de Ciências Biológicas do IFRJ - Campus Nilo Peçanha - Pinheiral, lecinando no Ensino Médio, Ensino Técnico em Meio Ambiente e Ensino Técnico em Agroindústria PROEJA. Graduada pela UFRJ em 2007 no curso de Licenciatura em Ciências Bilógicas.

Published

2010-07-12

How to Cite

Penteado, M. M., de Oliveira, A. P., & Zacharias, F. S. (2010). TABELIX - JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/59

Issue

Section

Produto Educacional