PETRÓLEO E DERIVADOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

Authors

  • Janessa Aline Zappe
  • Mara Elisa Fortes Braibante
  • Letícia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.433

Abstract

Considerando a importância da contextualização no ensino de Química, o presente artigo descreve uma pesquisa feita em livros didáticos sobre o tema “petróleo e derivados” e a análise de entrevistas com professores de Química sobre como ensinam este tema nas aulas, bem como a elaboração e aplicação de uma atividade didática sobre o tema “petróleo e derivados” para uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola de Santa Maria – RS. A atividade didática foi elaborada com base nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV et al., 2002). Foi aplicado um questionário inicial, que fez parte da problematização inicial, e um questionário final na turma. Os resultados destes questionários foram analisados de acordo com a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e mostram o interesse dos alunos pelo tema, bem como a construção do conhecimento relacionado aos diferentes derivados do petróleo e a valorização da experimentação nas aulas por parte dos alunos.

Published

2017-02-17

How to Cite

Zappe, J. A., Braibante, M. E. F., & Pereira, L. (2017). PETRÓLEO E DERIVADOS: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 46–59. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.433

Issue

Section

Relato de Experiência