O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O método Estudo de Casos tem origem na metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas” e consiste em narrativas de situações complexas que necessitam do conhecimento científico para a tomada de decisão. Neste trabalho, apresentamos o caso “A Saúde de Maria Eduarda” que foi aplicado para uma turma da 3ª série do ensino médio como parte de uma intervenção baseada na temática “Alimentos”. Os resultados demonstram que esta metodologia auxilia os estudantes na interpretação de textos, promove a capacidade de identificação e resolução de problemas, além de possibilitar a aplicação dos conteúdos de Química em situações do cotidiano.

Biografia do Autor

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal de Santa Maria

Formado em Química licenciatura e mestre em educação em Ciencias pela UFSM. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Atualmente é professor substituto do departamento de Metodologia de Ensino (área educação Química) da mesma universidade.

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Química licenciatura pela UFSM. Doutora  em Ciências pela UNICAMP e professora do departamento de Química da UFSM.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

Pazinato, M. S., & Braibante, M. E. F. (2014). O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(2), 1–18. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/317

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)