INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM CAMINHO PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL

Authors

  • Paulo José Meira da Silva
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
  • Marcos Rincón Voelzke

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo investigar e aprimorar os conhecimentos em Astronomia dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual da cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. Para isto, foram realizadas intervenções envolvendo alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Loreto, sendo utilizado, como parte do procedimento metodológico, o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, buscando identificar as principais dificuldades relacionadas a alguns conceitos básicos sobre Astronomia e também promover a melhoria na aprendizagem dos alunos no final do ciclo de aulas. Após essa etapa inicial, os alunos foram submetidos a um minicurso de Astronomia com duração de um bimestre, sendo empregados recursos áudiovisuais, visando sanar suas dúvidas e contribuir para a construção de novos conhecimentos. Finalmente, uma avaliação bimestral foi utilizada para averiguar a aprendizagem conceitual dos alunos, constatando-se uma melhora significativa, com destaque para o entendimento dos eclipses lunares, as causas das estações do ano e as Leis de Kepler, entre outros. Assim, comparando-se os resultados do questionário inicial com os obtidos na avaliação, verificou-se que estudos contínuos e sistemáticos, com o emprego de recursos adequados, contribuíram grandemente para a disseminação do conhecimento em Astronomia entre os alunos envolvidos nesta investigação, apontando um caminho que pode ser seguido em outros contextos educacionais. Espera-se, com este relato, contribuir para a divulgação e aprendizagem da Astronomia nas escolas públicas e particulares.

 

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Ensino de Física; Aprendizagem; Ensino Médio.

Published

2014-10-08

How to Cite

da Silva, P. J. M., de Araújo, M. S. T., & Voelzke, M. R. (2014). INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM CAMINHO PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 19–38. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/327

Issue

Section

Artigos Científicos