DE ONDE VEM O DIA E A NOITE? UTILIZANDO O SOFTWARE STELLARIUM NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2118

Keywords:

Ensino de Astronomia, TIC, Stellarium.

Abstract

Este trabalho apresenta resultados de um projeto de pesquisa, relacionado a um mestrado profissional, que tem por objetivo o ensino de astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram elaboradas sequências didáticas, baseadas no software Stellarium, para abordagem de conteúdos sugeridos pelos documentos oficiais, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os dados da pesquisa consistem na coleta e análise de desenhos apresentados pelos alunos, referentes aos conteúdos estudados. Os resultados indicam a possibilidade de trabalhar conceitos de astronomia utilizando o Stellarium, a partir de uma metodologia baseada nos três momentos pedagógicos, de modo a que os alunos apresentem uma compreensão dos fenômenos básicos referentes à observação do céu e ao movimento dos astros.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Astronomia; TIC; Stellarium.

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Published

2022-09-27

How to Cite

Garratini, S., Bordin, G. D., Bezerra Jr, A. G., & Florczak, M. A. (2022). DE ONDE VEM O DIA E A NOITE? UTILIZANDO O SOFTWARE STELLARIUM NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 13(4), 168–183. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2118

Issue

Section

Relato de Experiência