DISSERTAÇÕES E TESES ENCONTRADAS NO BANCO DA CAPES (2000 – 2017) CORRELACIONADAS À NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.772Palavras-chave:
pesquisas educacionais, ensino de ciências, neurociência cognitiva.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar os conceitos neurobiológicos correlacionados nas produções científicas das áreas de educação e o ensino de ciências dos últimos 17 anos. Nesse contexto, a luz de uma metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, buscamos as pesquisas depositadas no banco de teses e dissertações da CAPES. No intuito de verificar quais os caminhos metodológicos e estratégicos das pesquisas educacionais que envolvem a Neurociência Cognitiva, categorizamos os dados coletados de 21 dissertações e 5 teses, na qual assumimos os procedimentos relacionados a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as pesquisas relacionadas as contribuições das neurociências podem oportunizar novas perspectivas sobre o processo de ensino e aprendizagem, bem como, apontaram para que novos estudos precisam estar mais vinculados as atividades práticas e voltadas para o espaço escolar. Por se tratar de um tema relativamente novo, no campo educacional, este trabalho investigativo oportunizará novas pesquisas e reflexões sobre o assunto.
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