SITUAÇÕES INVESTIGATIVAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia
  • Nathaly Gessika Murata Universidade Estadual de Maringá (UEM)- Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016v7i3.547

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino por Investigação, atividade investigativa.

Resumo

O ensino por investigação se configura como uma abordagem pedagógica direcionada a promover reflexão para a solução de problemas e permite ao aluno interagir com o objeto de conhecimento, despertando-o para as práticas do cientista. Porém, tendo em vista que a maioria dos professores elaboram suas aulas baseando-se em livros didáticos e que os alunos o utilizam para aprofundamento nos conteúdos, observamos a importância de análises críticas que busquem contribuir para a melhoria deste material em aulas investigativas. Para tanto, foram analisadas duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio, utilizadas por colégios da rede pública Estadual da cidade de Maringá-PR, buscando nos exemplares a abordagem de conteúdos seguindo a perspectiva de ensino por investigação. Por meio da análise, foi possível constatar que pouco se vê do ensino por investigação nos livros didáticos, seja na forma que são abordados os conteúdos teóricos como nas orientações apresentadas para a aplicação de atividades.

Biografia do Autor

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia

Departamento de Biologia, área de Ensino.

Nathaly Gessika Murata, Universidade Estadual de Maringá (UEM)- Ciências Biológicas

Bióloga licenciada.

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Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos Científicos