TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia
  • Jaqueline Campos Lopes Ferreira Universidade Estadual de Maringá - Curso de Ciências Biológicas

Resumo

RESUMO: A Educação Ambiental é uma das formas encontradas para sensibilizar a população em relação à tomada de consciência sobre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Os livros didáticos norteiam professores e alunos na maior parte das aulas. O objetivo do presente trabalho foi analisar livros didáticos de Biologia do Ensino Médio com o propósito de identificar a existência de temáticas ambientais que promovam discussões na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A metodologia constitui de uma análise qualitativa, que se refere a um conjunto de técnicas interpretativas que procuram descrever e esclarecer um sistema complexo de significados. A estratégia utilizada foi a análise documental dos livros didáticos de Biologia verificando a presença de assuntos que oferecem discussões sobre a temática ambiental, por meio dos pressupostos teórico-metodológicos da análise de conteúdo. Entre os seis livros analisados, foi constatada a presença de temáticas ambientais em todos os exemplares, evidenciando a atual preocupação com o meio ambiente.

Palavras-chave: ensino de biologia; livro didático; educação ambiental.

Biografia do Autor

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia

Departamento de Biologia, área de Ensino.

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Publicado

2016-09-13

Como Citar

Oliveira, A. L. de, & Ferreira, J. C. L. (2016). TEMÁTICAS AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(2), 21–37. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/437

Edição

Seção

Artigo Científico