ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE EM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores

  • Fábio Thomaz Melo Claretiano Centro Universitário
  • Leila Thomaz Melo Thomaz Melo Instituito Pró- Saber (IPS)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.570

Palavras-chave:

educação física escolar, professores, obesidade na adolescência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever estratégias de ensino que possam ser utilizadas pelo professor de Educação Física para minimizar e prevenir a obesidade em adolescentes escolares. Este estudo é fundamentado por pesquisa bibliográfica. Optou-se pela análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). A partir do levantamento do conteúdo e análise dos periódicos, foram garantidas contribuições de diferentes autores para atenuar o problema do adolescente obeso. Estas contribuições resultaram em uma categoria temática: Estratégias de ensino pode o professor de Educação Física utilizar para atenuar o problema da obesidade na adolescência. Então, tendo conhecimento destas estratégias, e também o entendimento do culto ao corpo que têm estes adolescentes, pode o profissional avaliar os efeitos da aplicação de diferentes procedimentos e metodologias para intervir na prevenção do problema, bem como promover para este público hábitos de uma vida saudável.

 

Biografia do Autor

Fábio Thomaz Melo, Claretiano Centro Universitário

Graduado em Bacherelado em Educação Física pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN)

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário, unidade de Feira de Santana.

Pós Graduando em Educação Física Escolar pelo Instituto Pró- Saber (IPS).

Mestrando em Ciência da Educação pela FIAVEC-MT.

Professor da Faculdade de tecnologia e ciências- FTC, unidade de Feira de Santana.

 

 

Leila Thomaz Melo Thomaz Melo, Instituito Pró- Saber (IPS)

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universaidade de Feira de Santana (UEFS)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos de Revisão