BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES, FATORES, PRESENÇA E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jainara dos Santos Cotia Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XII.
  • Fábio Thomaz Melo Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN. Claretiano Centro Universitário.
  • Sebastião Carlos dos Santos Carvalho Universidade Católica do Salvador - UCSAL. Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XII.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1424

Palavras-chave:

Bullying, Professores, Violência Social.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar concepções de professores da Educação Básica que atua na disciplina de Educação Física acerca do bullying durante as aulas. O estudo foi dirigido por pesquisa de campo. Quanto à opção metodológica, a pesquisa possui um viés de natureza qualitativa e de caráter descritivo quanto aos seus objetivos. A população foi composta por um grupo de professores de ambos os sexos com um número de 11 sujeitos e de idades variadas, com formação em Educação Física ou professores de outra formação, mas que, ensinasse Educação Física na escola no Ensino Fundamental II. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturadas, e os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. A partir do levantamento e análise das falas e dos estudos que serviram de base para a pesquisa, foram garantidas contribuições de diferentes autores para atenuar as características do bullying, suas possíveis causas na Educação Física e as medidas que podem ser feitas para coibir e/ou prevenir essa prática nas aulas, desse modo, como resultado o estudo traz variadas falas com as concepções, fatores, presença e estratégias de professores acerca da temática. 

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos