O ENFOQUE HISTÓRICO NO ENSINO DE PROBABILIDADES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Arnaldo Filho Lima da Silva Rede SESI de Educação do Tocantins

Resumo

O ensino da matemática toma novos rumos, percebe-se essa evolução como uma necessidade intrínseca às ciências exatas. O ensino mecânico, a mera reprodução de modelos matemáticos e a pouca preocupação com a contextualização não fazem mais parte dos conteúdos que compõem o currículo de matemática. É importante que o aluno compreenda o processo de construção dos saberes desde sua essência até suas conclusões. Por este motivo, a história da matemática e das demais ciências é apontada como um recurso importante no processo ensino-aprendizagem. Busca-se aqui, através de uma ampla pesquisa nos parâmetros curriculares nacionais, livros didáticos e históricos, apresentar os eventos mais importantes da história que culminaram nas descobertas do conteúdo de probabilidades que se ensina hoje nas escolas de nível médio. Será discutido o porquê de a história da matemática ainda não ocupar lugar de destaque nos cursos de licenciatura plena em matemática, e ainda não ser percebida como uma ferramenta importante no processo de desmistificação do saber, quando muito, dedica entre 60 e 90 horas de estudo da disciplina.  

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Probabilidades.  História da matemática.

Biografia do Autor

Arnaldo Filho Lima da Silva, Rede SESI de Educação do Tocantins

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em matemática e pós-graduando em Gestão Financeira. É professor da Rede SESI de Educação do Tocantins.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Como Citar

Lima da Silva, A. F. (2010). O ENFOQUE HISTÓRICO NO ENSINO DE PROBABILIDADES NO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 2(1). Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/52

Edição

Seção

Artigos Científicos