A DIMENSÃO AMBIENTAL NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Autores

  • Gisele Aparecida Fidelis Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Picão da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá

Resumo

As conferências e encontros que discutiram a temática ambiental, a partir da década de 1960, produziram documentos orientadores para a promoção de um novo padrão de desenvolvimento econômico, voltado para a sustentabilidade. Nesse sentido, a legislação brasileira vigente advoga que todos devem ter direito a um meio ambiente saudável, e ainda considera que a Educação Ambiental é um recurso para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, devendo ser promovida em todos os níveis de ensino. Nestes termos, o principal objetivo desse trabalho é discutir sobre a preocupação com as questões ambientais na formação de novos profissionais, em cursos de graduação. A pesquisa foi realizada no curso de Ciências Contábeis de uma universidade estadual da região sul do Brasil. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa do Projeto Político Pedagógico do curso e do resultado de um questionário aplicado aos acadêmicos matriculados no último ano do curso. A partir dos dados levantados e analisados, verificou-se a baixa preocupação com as questões ambientais na matriz curricular do curso de graduação pesquisado e na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Nesse sentido, percebe-se que muitas ações ainda podem ser feitas para o desenvolvimento de práticas voltadas para a ética ambiental, tanto a nível curricular como pela prática docente e discente.

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Publicado

2015-09-03

Edição

Seção

Artigos Científicos