TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DE UMA RESERVA FLORESTAL URBANA

Autores

  • Sara Lucia Orlato Selem Universidade Estadual de Maringa
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1403

Palavras-chave:

Educação Ambiental1, Planejamento de Trilha2, Unidade de Conservação3, Comunidade do Entorno4.

Resumo

A reserva urbana do Parque Municipal do Cinquentenário, localizada no município de Maringá – PR, devido às intervenções antrópicas sofre impactos ambientais que comprometem a sua conservação. Um dos objetivos da presente pesquisa foi avaliar os possíveis impactos ambientais por meio de entrevistas, com questões semiestruturadas, realizadas com os moradores do entorno do Parque. Estes dados, assim, tiveram como objetivo ampliar os temas e as informações de uma trilha interpretativa para a prática de Educação Ambiental. A pesquisa contou com 10 participantes, possibilitando incorporar conceitos socioambientais, durante a atividade de uma trilha interpretativa guiada. A trilha foi elaborada com seis pontos, que são representados pelos marcos referenciais identificados pelos temas relevantes. Destacaram-se os aspectos relacionados a criação de uma sede de Educação Ambiental e histórico da reserva, ecologia da floresta, espécie exótica, cultura do lixo, córrego Mandacaru e avaliação do participante. Seguiu-se a pesquisa qualitativa, cujos resultados foram fundamentados nos princípios de análise de conteúdos. Os resultados mostraram que a integração dos saberes complementou os referidos marcos para interpretação da unidade de conservação. As temáticas contribuíram para validar uma prática socioambiental de pesquisa científica e ampliar os temas com a participação do visitante, implantando seus resultados como práticas futuras de Educação Ambiental nesta Unidade de Conservação.     

Biografia do Autor

Sara Lucia Orlato Selem, Universidade Estadual de Maringa

Biologa pela Universidade Estadual de Maringa (UEM), Mestre em Educação pela Ciencias - PCM /UEM, Especialista em Gestão Ambiental pelo IFTPR  com especialização em Elaboração de projetos em gestão de Recursos Hídricos. Atualmente é professora do Quadro permanente de Magisterio da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e participa do projeto GECENA com atividades de Educação Ambiental pela UEM.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Artigos Científicos