IDEOLOGIA DA CERTEZA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES REFLEXIVAS DO ENFOQUE CTS

Autores

  • Thiago Brañas de Melo
  • Alvaro Chrispino

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir criticamente a Ideologia da Certeza Matemática. Para tanto, buscou-se um marco teórico no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), que apresenta a Alfabetização Científica e Tecnológica, em uma perspectiva mais ampliada, como necessária para uma maior participação pública nos debates sociopolíticos. A pesquisa, de caráter qualitativo, consistiu em um estudo de caso no Ensino Médio. A sequência didática trabalhada, além de fornecer o conteúdo matemático mínimo em uma discussão em torno da legalização dos Bingos e das máquinas caça-níqueis no Brasil, buscou identificar as origens dos argumentos usados em um debate como esse. Observou-se, ao final, que argumentos socioculturais, políticos, econômicos e tecno-científicos destacaram - se.

Palavras-chave: ideologia da certeza matemática; enfoque cts; alfabetização científica e tecnológica; controvérsia sociocientífica; ensino médio.

Biografia do Autor

Thiago Brañas de Melo

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos Científicos