CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ

Autores

  • Maria Eveline de Castro Pereira Fundação Oswaldo Cruz
  • Claudia Jurberg Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cintia de Moraes Borba Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Para conhecer as trajetórias de vida e formação dos coordenadores/docentes de biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e transversal, em 2011.  A pesquisa visa identificar como essa vivência impactou no processo de ensino, e refletiu nas suas práticas didático-pedagógicas. Os dados coletados, através de entrevistas, foram analisados segundo a proposta metodológica e epistemológica da multirreferencialidade. Os entrevistados declararam a ausência da disciplina de biossegurança durante suas graduações.  Dois coordenadores e um professor mencionaram que estruturavam seus cursos/aulas fundamentados numa teoria de aprendizagem, os demais considerando suas próprias experiências profissionais. As avaliações são conduzidas pelos coordenadores, cabendo aos professores ministrarem as aulas, a maioria expositiva. Apesar da multiprofissionalidade, o ensino se apresenta de forma fragmentada, mesmo com o caráter interdisciplinar do tema.

Biografia do Autor

Maria Eveline de Castro Pereira, Fundação Oswaldo Cruz

Pós-Graduação Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Instituto Oswaldo Cruz, Comissão Interna de Biossegurança. Av. Brasil, 4365, Pavilhão Gomes de Faria, Sala 210, Manguinhos, CEP 21045-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Claudia Jurberg, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia. Av. Carlos Chagas, 373, Centro de Ciências da Saúde, Bloco H, sala H200, CEP 21941-902, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cintia de Moraes Borba, Fundação Oswaldo Cruz

Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos.  Av. Brasil, 4365, Pavilhão Leônidas Deane, Sala 608, Manguinhos, CEP 21045-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Científicos