CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ
Resumo
Para conhecer as trajetórias de vida e formação dos coordenadores/docentes de biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e transversal, em 2011. A pesquisa visa identificar como essa vivência impactou no processo de ensino, e refletiu nas suas práticas didático-pedagógicas. Os dados coletados, através de entrevistas, foram analisados segundo a proposta metodológica e epistemológica da multirreferencialidade. Os entrevistados declararam a ausência da disciplina de biossegurança durante suas graduações. Dois coordenadores e um professor mencionaram que estruturavam seus cursos/aulas fundamentados numa teoria de aprendizagem, os demais considerando suas próprias experiências profissionais. As avaliações são conduzidas pelos coordenadores, cabendo aos professores ministrarem as aulas, a maioria expositiva. Apesar da multiprofissionalidade, o ensino se apresenta de forma fragmentada, mesmo com o caráter interdisciplinar do tema.