DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS PARA A SALA DE AULA: AS MÍDIAS SOCIAIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Daniele Souza Fundação Oswaldo Cruz
  • Claudia Jurberg Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1585

Palavras-chave:

divulgação científica, periódicos científicos, mídias sociais

Resumo

Por mais de três séculos, a ciência esteve restrita ao ambiente acadêmico e sua divulgação ocorria, exclusivamente, entre os cientistas. Posteriormente, os resultados das pesquisas científicas foram objeto de interesse da imprensa tradicional. Nas últimas décadas, a ciência conquistou novos espaços de divulgação com as mídias sociais. O objetivo deste estudo foi identificar a capacidade dos perfis de periódicos científicos em mídias sociais como instrumento para auxiliar a divulgação científica pelos docentes em sala de aula no Ensino Fundamental. A metodologia de grupo focal presencial e virtual foi adotada e uma análise de conteúdo avaliou as respostas, cujos resultados indicam que as mídias sociais têm potencial para o uso em apoio aos docentes na divulgação cientifica. Os participantes apontaram-na como recurso renovador ao ensino e capaz de contribuir tanto na atualização dos docentes como para alertar os jovens sobre vulnerabilidade no consumo de desinformação em ciência, mostrando a importância da busca por autenticidade e veracidade das informações na internet em contraposição à expansão e ao risco de propagar notícias falsas.

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Mattew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n.2, p. 211–236, 2017.

ANDRADE, Lacy Varella Barca de. Iguarias na hora do jantar: o espaço da ciência no jornalismo diário. Tese (Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências) Instituto

de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

BARBERO, Jesús Martín. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Journal Culture and Education, v 10, p. 17-34, 1998, Doi:10.1174/113564098760604947.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2016.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil. Os compromissos de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Jornalismo e Editoração). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 1984.

BURKETT, Warren. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 1990

BROSSARD, Dominique. Media, scientific journals and science communication: examining the construction of scientific controversies. Public Understaning of Science, 18, 2009, Doi: 10.1177/0963662507084398

CAERS, Ralf et al. Facebook: A literature review. New Media & Society, v. 15, n. 6, p.982- 1002. 2013. Doi: 10.1177/1461444813488061

CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; 2011.

AWAD, Nadia; COCCHIO, Craig. The Scholarly merit of social media use among clinical faculty. Journal of Pharmacy Technology, 30 (2): 61-68. 2014, Doi:10.1177/8755122513518497

COLLINS, Harry. Changing Order: replicatiin and induction in Scientific Practice. Sage, London and Beverly Hills, CA, 1985, pp. Vii +187

_ Conselho Nacional da Unesco et al. Literacia dos media – Declaração de Braga, In: Pereira, S. Congresso Nacional “Literacia, Media e Cidadania”, 25-26 Março, 2011, Braga. Universidade do Minho: Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade.

EPSTEIN, Isaac. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Revista Organicom, v.9, n 16-17, 2012. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.22382593.organicom.2012.139126

FELSENFELD, Carl. The plain English movement: panel discussion. New York: Fordham Law School; 1981.

FERREIRA, Raquel MC. Exposição da audiência aos meios: avanços da abordagem de usos e gratificações. Revista Famecos, v.3; n.1,2016.

FIELD, Hyman; POWELL, Patricia. Public understanding of science versus public understanding of research. Public Understanding of Science, 10(4), p. 421–426, 2001.

GRINBERG, Nir; JOSEPH, Kenneth; FRIEDLAND Lisa, et al. Fake news on Twitter during the 2016 U.S. presidential election. Science 363(6425), p. 374–378, 2019.

GODOI, Christiane Kleinübing. Grupo de discussão como prática de pesquisa em estudos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v 55,6, p. 632-644, 2015.

GUTIÉRREZ, Jesús. Grupo de discusión: ¿Prolongación, variación o ruptura con el focus group? Cinta Moebio, v.41, p.105-122, 2011.

KATZ, Elihu; BLUMLER, Jay G; GUREVITCH, Michael. Uses and gratifications research. Public Opinion Quarterly, v.37,4, p. 509-523, 1973.

KORTELAINEN, Terttu, KATVALA Mari. Everything is plentiful—Except attention. Attention data of scientific journals on social web tools. Journal Of Informetrics, v. 6, n. 4, p.661-668, 2012.

KRUEGER, Richard A. Focus groups: a practical guide for applied research. 2nd edition. London: Sage, 1994.

LAZER David MJ; BAUM Matthew A; BENKLER Yochai; et al. The science of fake news. Science, 359(6380), p.1094–1096, 2018.

LEGEY, Ana Paula; JURBERG, Claudia; COUTINHO, Claudia Maria Lara. Educação científica na mídia impressa brasileira. Avaliação da divulgação de biologia cellular em jornais e revistas selecionados. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, p. 35-52, 2009.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K; COOK, John. Beyond misinformation: understanding and coping with the ‘post-truth’ era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v.6, n.4, p. 353–369, 2017.

MORGAN, David. Focus group as qualitative research. Qualitative Research Methods Series, v. 16, 1997.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice. As questões da comunicação científica e a ciência da informação. In S. P. M. MUELLER e E. J. L. PASSOS (Orgs.) Comunicação científica. Brasília: Ed. da UnB; 2000.

PIASSI, Luis Paulo; PIETROCOLA, Maurício. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'. Educação e Pesquisa, v35, n 3, p. 525-540, 2009.

PRETTO, Nelson de Lucca. Desafios da educação na sociedade do conhecimento. Congresso Ibero-Americano Educarede: Educação, Internet e Oportunidades; São Paulo: EducaRede; 2007. In. https://www2.ufba.br/~pretto/textos/sbpc2000.htm

REIS, José. Ponto de vista: José Reis (entrevista). In: MASSARANI, Luísa, MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (Orgs.) Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, UFRJ; 2002.

REZABEK, Roger J. On-line focus groups: electronic discussions for research. Forum: Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research (On-line Journal), Berlin, Germany, v.1, n.1. Jan. 2000.

RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

RUGGIERO, Thomas E. Uses and Gratifications Theory in the 21st Century. Mass Communication & Society, v.3 , n . 1, p.3–37, 2000.

SCHNABEL, Ulrich God’s formula and Devil’s contribution: Science in the press. Public Understanding of Science, v.12, p.255-259, 2003.

SCHEUFELE, Dietram A., KRAUSE, Nicole M. Science audiences, misinformation, and fake news. Proceedings of the Nacitonal Academy of Sciences of the United State of America (PNAS), v. 116, n. 16, p. 7662-7669, 2019.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. tradução de Celina Portocarrero. Rio de Janeiro, Zahar, 2011.

SOUZA, Edmilson Gomes, BRANDELERO, Danuzio A prática pedagógica educomunicativa como estímulo ao diálogo da comunidade escolar: aprendizagem colaborativa e protagonismo juvenil. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/Cátedra Unesco). 2017. In. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/27771_14226.pdf

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV Online, 2014, v.4, n.1, p.19-34. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/revfgvonline/article/view/41468.

TANDOC JR., Edson C; LIM, Darren; LING Rich. Diffusion of disinformation: how social media users respond to fake news and why. Journalism, p. 1-18, 2019 Doi: 10.1177/1464884919868325

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora; 2009.

TOURAL, Carlos; CORONEL, Gabriela; FERRARI, Polliana (Orgs.). Big Data e Fake News na sociedade do (des) conhecimento, 1 ed., Aveiro, Ria Editoral, 2019.

VAN DER LINDEN, Sander; MAIBACH, Edward; COOK, John, et al. Inoculating against misinformation. Science, 358(6367), p. 1141–1142. 2017.

WHITING, Anita; WILLIAMS, David Lindsey. Why people use social media: a uses and gratifications approach, Qualitative Market Research: An International Journal, v. 16, I: 4, p.362-36. 2013.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos