TRILHAR O CAMINHO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DESDE A FORMAÇÃO AO INÍCIO DA DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2587Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Constituição docente, Desenvolvimento Profissional da Docência, Professor inicianteResumo
O presente trabalho possui como objetivo compreender o iniciar da docência em Ciências da Natureza, considerando os desafios, as potencialidades e a profissionalização docente. Para se constituir como profissional, é necessário trilhar caminhos que são encontrados desde a formação inicial e permeiam a subjetividade, pois o processo formativo está entrelaçado com o percurso de vida. Tomam-se como pressupostos teóricos a discussão sobre carreira, formação inicial e continuada, Ensino de Ciências e Desenvolvimento Profissional da Docência (DPD). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Os dados empíricos foram coletados no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sem recorte temporal. A análise do material deu-se por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado, foram encontradas duas categorias: I) desafios profissionais, os quais tratam dos desafios pessoais, estruturais e sociais da profissão docente, e II) profissionalização docente, que versa acerca das questões da formação inicial, a inserção na profissão, entre outros. Em suma, destacamos a importância da formação inicial para os docentes, a participação em grupos de trabalho, o compartilhamento de experiências entre os pares, o amparo e o apoio no momento de inserção profissional.
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