TRILHAR O CAMINHO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DESDE A FORMAÇÃO AO INÍCIO DA DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2587

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Constituição docente, Desenvolvimento Profissional da Docência, Professor iniciante

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo compreender o iniciar da docência em Ciências da Natureza, considerando os desafios, as potencialidades e a profissionalização docente. Para se constituir como profissional, é necessário trilhar caminhos que são encontrados desde a formação inicial e permeiam a subjetividade, pois o processo formativo está entrelaçado com o percurso de vida. Tomam-se como pressupostos teóricos a discussão sobre carreira, formação inicial e continuada, Ensino de Ciências e Desenvolvimento Profissional da Docência (DPD). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Os dados empíricos foram coletados no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sem recorte temporal. A análise do material deu-se por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado, foram encontradas duas categorias: I) desafios profissionais, os quais tratam dos desafios pessoais, estruturais e sociais da profissão docente, e II) profissionalização docente, que versa acerca das questões da formação inicial, a inserção na profissão, entre outros. Em suma, destacamos a importância da formação inicial para os docentes, a participação em grupos de trabalho, o compartilhamento de experiências entre os pares, o amparo e o apoio no momento de inserção profissional.

Biografia do Autor

Vanessa de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Formação no Curso Normal (2014) pelo Instituto Visconde de Cairu, graduação em Psicologia (2019) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, formação em Tanatologia (2019) pela Rede Nacional de Tanatologia, pós-graduada (2022) em Psicologia da Educação pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão, pós-graduada (2022) em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Focus, em formação (2022) ao Curso Superior de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha em Santa Rosa/RS e mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC) na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo - RS. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente permanente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM e Coordenadora Adjunta da Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cerro Largo, RS (CAPPG-CL/UFFS).

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Souza, V. de, & Santos, E. G. dos. (2024). TRILHAR O CAMINHO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DESDE A FORMAÇÃO AO INÍCIO DA DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152587. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2587

Edição

Seção

Artigos de Revisão