ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE EM OBRAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2557Palavras-chave:
Contextualização, CTSA, Ensino de Química, Livro DidáticoResumo
Esta pesquisa se propõem a realizar uma análise de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2021), direcionados ao Ensino Médio, com o objetivo de investigar como a abordagem de contextualização Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é desenvolvida ao longo do seu conteúdo, quando relacionado ao componente curricular Química. Para isso, os procedimentos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa e a análise dos dados caracterizou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa se deu por meio da análise de 3 unidades/capítulos de 3 livros didáticos, com base nos referenciais de Marcondes et al. (2009) e Silva e Marcondes (2010). A partir das análises realizadas, identificou-se que os livros ainda apresentam uma abordagem pouco problematizadora e a maioria de seus conteúdos não apresenta uma preocupação com fatores que contemplem o campo científico e tecnológico, bem como suas implicações sociais e ambientais, de forma a articular o ensino de Química com a abordagem CTSA. Além disso, poucos exercícios exigem alta demanda cognitiva dos estudantes e os experimentos são, em sua maioria, baseados em uma perspectiva de verificação de fatos. Neste sentido, embora as obras indiquem que os seus conteúdos estão apoiados na perspectiva da contextualização e problematização CTSA, muito ainda precisa avançar para que esta abordagem seja contemplada conforme o entendimento da literatura da área. Isso mostra que ainda precisamos avançar quanto a proposição de materiais instrucionais que auxiliem o professor no desenvolvimento de uma prática para a promoção de habilidades, visando uma formação mais crítica e transformadora da realidade por nossos estudantes.
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